À medida que uma empresa cresce e contrata mais pessoas, os riscos ligados à saúde ocupacional, segurança do trabalho e até mesmo ao meio ambiente têm seu potencial aumentado. E uma pequena empresa, mesmo com quantidade de pessoas e recursos limitados, não está livre dessa dor de cabeça.

Riscos são a combinação da probabilidade de uma ameaça se concretizar, com a severidade de suas prováveis consequências. Para controlar cada um deles, é preciso tomar ações eficazes que sejam capazes de reduzir sua probabilidade e/ou minimizar seus impactos.

A melhor maneira de prevenir esses problemas é contratar uma consultoria especializada na gestão deles. Quer saber por quê? Confira a seguir 8 motivos para fechar negócio com uma empresa de consultoria em gestão de risco!

1. Evitar perdas catastróficas

Contratar uma consultoria em gestão de riscos ajuda a promover a incorporação de boas práticas, capazes de reduzir ao máximo a probabilidade de acontecer acidentes de trabalho e danos ao meio ambiente. Da mesma forma, permite determinar ações para preservar a saúde dos funcionários.

Esse tipo de cuidado ajuda inclusive a melhorar a imagem da sua empresa no mercado e, ao mesmo tempo, diminui as potenciais perdas financeiras, materiais e humanas. Sendo assim, identificar e corrigir os riscos presentes no seu negócio antes que eles se transformem em acidentes ou doenças só vai trazer benefícios. Nossa experiência nos mostra que para cada R$ 1,00 investido em prevenção, deixamos de gastar R$ 99,00 em correção.

A consultoria vai desenvolver um plano de ação para a prevenção de riscos, assim como um plano de contingência para capacitar a sua equipe a evitar problemas e saber agir frente a quaisquer situações adversas.

Além disso, a consultoria fará simulados de emergência para testar a eficácia dos planos traçados, corrigindo pontos falhos no processo e garantindo sua eficácia.

2. Proporcionar a elaboração e acompanhamento de projetos

Na maioria das vezes, o gerenciamento dos riscos pode ser feito com pequenas medidas. No entanto, perceber esses riscos nem sempre é fácil. É necessário desenvolver a atenção nesse sentido, para ter uma visão ampla dos cenários de risco da empresa.

Ter um profissional experiente para levantar os riscos, elaborar projetos que atendam a sua realidade e diminuir esses problemas é de fundamental importância.

Mas, a ajuda da consultoria em gestão de riscos não para por aí. Além de elaborar os projetos, os profissionais parceiros acompanharão de perto cada fase até que a execução esteja completa.

3. Identificar os possíveis riscos de maneira ágil e sistêmica

Identificar antecipadamente a possibilidade de algo dar errado é a melhor e mais barata forma de evitar problemas relacionados ao meio ambiente, à saúde ocupacional e à segurança do trabalho.

Um especialista na gestão dessas situações conhece os métodos mais indicados para detectá-las e pode implementar sistemas que servirão para guiar você nesse primeiro momento. Ensinar, capacitar e treinar são formas eficientes de prevenir.

4. Possibilitar maior previsibilidade dos custos

Outro aspecto fundamental é conseguir prever quais serão os seus custos no caso da  probabilidade de um evento indesejado se transformar em realidade. O especialista no gerenciamento de riscos vai conseguir fazer isso de forma adequada.

Nesse caso, os custos envolvidos podem ser:

  • financeiros;
  • materiais;
  • humanos;
  • ambientais;
  • de imagem.

Determinar com precisão qual o impacto de cada risco e qual é a ação a ser tomada para prevenir sua ocorrência ou tratar suas consequências, é fundamental para mostrar quais são as prioridades da sua empresa.

Importa ressaltar que custos com prevenção devem ser vistos como investimentos e não como despesas, pois sempre dão retorno positivo.

5. Permitir análises mais objetivas

Os consultores de gestão de riscos não vão mostrar o que precisa ser feito somente com base na experiência profissional que já possuem. Muito pelo contrário, a qualidade do trabalho produzido terá um componente muito forte obtido nas investigações minuciosas e evidências que deixem claro os motivos por trás de qualquer item apontado como um possível problema para a sua empresa.

Dessa forma, as análises serão objetivas, baseadas em fatos e dados e respaldadas pela grande experiência dos profissionais.

6. Contribuir para a redução de custos

Tendo em mãos o mapeamento dos riscos e identificando a causa raiz de cada um deles, é possível determinar controles adequados, que promoverão a redução dos custos envolvidos. Os controles possíveis são:

  • eliminação: proposição de ações para minimizar o risco ao máximo;
  • substituição: substituição de equipamentos, materiais, serviços ou metodologias de trabalho, de modo a reduzir a probabilidade e/ou a severidade das consequências do risco ou mudar a sua natureza;
  • ações de engenharia: definição de ações protetivas que demandam a expertise da engenharia de segurança, tais como: o uso de equipamentos de proteção coletiva, o isolamento de áreas e máquinas etc.;
  • ações administrativas: preparação de treinamentos, cartazes, procedimentos, instruções de trabalho e todos os recursos administrativos capazes de controlar riscos;
  • EPI: especificação dos Equipamentos de Proteção Individual necessários para minimizar os impactos dos riscos existentes.

O somatório de todos esses controles torna mais eficaz os resultados da gestão de riscos e aumenta a eficiência da aplicação de recursos humanos e financeiros, promovendo a redução significativa de custos com segurança do trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente. E o melhor, ajustando os custos às possibilidades do orçamento empresarial.

7. Facilitar a conformidade legal

Cada segmento de atividade econômica empresarial está sujeito a um conjunto de regulamentos legais, que precisa ser identificado e atendido.

A consultoria em gestão de riscos pode mapear as consequências do não atendimento à legislação aplicável e é capaz de ofertar orientação adequada para seu cumprimento, atuando como facilitadora da conformidade legal do seu negócio.

Outro papel importante da consultoria é sugerir a adoção de normas internacionais, tais como a ISO 45001 para melhoria geral do desempenho em saúde ocupacional e segurança do trabalho.

8. Melhorar o ambiente de trabalho

ambiente de trabalho é o resultado de um conjunto de fatores — condições físicas, psicológicas e sociais — que, se bem harmonizados, contribuem para a saúde ocupacional, a segurança do trabalho e a proteção do meio ambiente.

Os projetos da consultoria em gestão de riscos podem direcionar sua empresa por trilhas capazes de reduzir os esforços necessários para alcançar um ambiente de trabalho ideal para a sua equipe.

Se você levar em conta os motivos que apresentamos aqui e contratar uma consultoria em gestão de riscos, terá muitos benefícios, incluindo a redução de acidentes de trabalho da sua empresa.

Outro aspecto positivo proporcionado por uma boa consultoria em gestão de risco é a melhoria significativa das condições de trabalho e saúde laboral dos seus colaboradores. Além disso, a diminuição dos custos operacionais e o aumento sustentável da produtividade são outras vantagens importantes.

Gostou de saber os motivos para contratar uma consultoria em gestão de riscos? Quer ter mais informações sobre o assunto? Entre em contato com a SAFE! Nossa experiência em gestão de riscos e o conhecimento de nossos profissionais vão transformar a realidade da sua empresa!

Autor

Escreva um comentário

Share This