Saiba o que é a ISO 45001 e as mudanças em relação à OHSAS 18001

Garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável não é apenas uma necessidade, mas uma obrigação de qualquer empresa. Além de proteger os colaboradores, essa atitude cria as condições necessárias para que os seus funcionários realizem um trabalho de qualidade com eficiência.

Para isso, é importante entender o que é a ISO 45001 — em substituição à OHSAS 18001. Ela é uma norma que dá diretrizes para a criação de uma gestão em Saúde e Segurança Ocupacional excelente na sua empresa. Com isso, você é capaz de aumentar a produtividade do negócio a partir da garantia do bem-estar dos seus colaboradores.

Importante dizer que a ISO 45001 foi publicada em 12 de março de 2018 e quem estava planejando a certificação na OHSAS 18001, que altere um pouco seus planos e já parta para a nova norma e quem já tem a certificação OHSAS, que planeje a migração para a 45001 uma vez que terão 3 anos para fazer o “upgrade”, já que a 18001 será descontinuada.

Entenda agora quais as mudanças propostas pela ISO 45001 em relação à norma OHSAS 18001 e os benefícios de implementar essa norma na sua empresa!

Mudanças da ISO 45001 em relação à norma OHSAS 18001

Alinhamento às normas nacionais de Saúde e Segurança Ocupacional

A nova ISO contém propostas mais alinhadas à legislação brasileira referente à Saúde e Segurança Ocupacional. Dessa forma, ela se torna mais completa, uma vez que garante que, ao seguir as suas diretrizes, você também se ajusta ao que é exigido pelas normas nacionais.

Estrutura de alto nível

O texto da ISO 45001 apresenta uma estrutura chamada de anexo SL. Esse é o padrão proposto pelas normas ABNT e facilita a leitura e compreensão devido ao uso de um formato de texto e de terminologias claras e simples.

Além disso, outras normas da ISO — como a 9001 e a 14001 — também utilizam esse sistema, o que gera uma sinergia entre elas. Dessa forma, você é capaz de integrar mais de uma norma na sua empresa, aplicando mudanças em escala global da gestão e não apenas em um aspecto específico.

Foco no contexto da organização

A ISO 45001 evidencia o ambiente interno e externo da organização. As suas diretrizes estão alinhadas às necessidades e à realidade da empresa. Da mesma forma, ela considera que é essencial levar em conta os impactos das ações da organização no ambiente externo a ela, ou seja, na sociedade.

Incorporação do conceito PDCA

O PDCA é uma metodologia de gestão que consiste na aplicação de um ciclo de planejar-fazer-verificar-agir (plan-do-check-act). Essa metodologia cria um processo de mudança e inovação contínuo dentro da empresa, propondo uma revisão constante para identificação de erros ou gargalos e alteração do processo para gerar melhorias.

Assim sendo, o PDCA agrega valor à ISO 45001 e aumenta a eficácia da sua aplicação. Além disso, também permite integração com as outras ISOs, já que elas também propõem o uso dessa metodologia.

Maior envolvimento das lideranças

A nova ISO propõe o posicionamento da diretoria e da liderança das empresas perante a responsabilidade de buscar a garantia da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. As lideranças são encarregadas de capacitar e treinar os seus colaboradores para exercer suas atividades com segurança, além de prover comunicação a fim de implantar uma cultura de segurança dentro da empresa.

Benefícios de adotar a ISO 45001

Adotar a ISO 45001 faz com que a sua empresa atue em uma prevenção ativa dos riscos relacionados ao trabalho, de maneira inovadora e gerando melhorias contínuas no seu ambiente organizacional. Se você ainda possui dúvidas sobre o que é a ISO 45001 e qual a sua importância, cabe observar que ela ajuda a melhorar o seu conhecimento sobre os perigos relacionados ao trabalho e a estabelecer uma cultura de segurança, que preza pela prevenção e garantia da saúde dos seus colaboradores.

Dessa forma, você demonstra que a sua marca se preocupa com os impactos do seu trabalho na sociedade como um todo. Além disso, melhora a produtividade dos seus colaboradores, que se sentem mais motivados e engajados por estarem trabalhando em um ambiente seguro e confiável.

E, se você já usa a OHSAS 18001 na sua empresa, vai perceber que existem muitas similaridades com a ISO 45001. Por esse motivo, é necessário que você realize apenas algumas adaptações na sua gestão de Saúde e Segurança Ocupacional para se adequar à nova norma.

Garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores é, mais do que uma necessidade, é uma obrigação. Você já sabe o que é a ISO 45001, então, comece a realizar esse processo com excelência e eficácia. Portanto, invista na sua certificação hoje mesmo!

E se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.