A motivação dos funcionários é essencial para o bom desenvolvimento da empresa. Porém, muitos empreendedores não se dão conta do quanto ela é importante e do quanto seu negócio pode ganhar com isso.

Funcionário motivado é sinônimo de excelente produtividade e entrega de serviços com qualidade. Essa prática refletirá tanto no bem-estar de seus colaboradores como no de seus clientes, pois o atendimento oferecido pela sua equipe se tornará mais humanizado.

Levando isso em consideração, escrevemos este artigo para mostrar a você o que pode ser feito para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e organizado, o que ajudará os profissionais a se sentirem mais confortáveis e motivados para trabalhar. Confira!

Ofereça bons treinamentos para os funcionários

O treinamento serve para preparar as pessoas, para qualificá-las e também é uma forma de reconhecimento. Quando alguém inicia em um novo emprego, por exemplo, a insegurança toma conta, e isso faz com que as atividades sejam realizadas sem a certeza de que estão corretas.

Após o treinamento, sua equipe conhecerá melhor o negócio e saberá agir em situações difíceis, solucionando o maior número de problemas possível, sem precisar de sua intervenção.

O treinamento proporcionará confiança aos seus funcionários, motivando-os sempre a entregar o melhor serviço para a empresa, pois eles se tornarão experts na sua área de atuação.

Incentive a confraternização

O principal objetivo da confraternização é promover a interação entre os funcionários. Por meio dela, é possível fazer com que eles se conheçam bem e desenvolvam mais afinidades, diminuindo os conflitos na equipe e motivando os colaboradores a realizarem suas atividades rotineiras.

Essa prática fortalece a conexão do funcionário com a empresa, pois o colaborador sentirá orgulho em fazer parte de uma organização vencedora em um ambiente positivo.

Reduza a necessidade de deslocamento

O deslocamento até o trabalho é um dos fatores que mais estressam e desmotivam os funcionários. Além de perder tempo, a paciência também fica no limite, pois atrasos inevitáveis acontecem e isso gera muitos transtornos para a empresa.

Para endereçar esse problema, é preciso estudar opções que auxiliem na diminuição do estresse e que não prejudiquem as finanças do negócio.

Leve em consideração a possibilidade de alterar horários de trabalho ou busque outras alternativas que garantam que seu colaborador chegará na empresa no horário e motivado, como os transportes corporativos, por exemplo.

Fique atento à iluminação e à adequação dos móveis

A falta de iluminação repercute diretamente na saúde e na motivação dos funcionários. O bem-estar deles deve ser uma de suas prioridades, portanto procure manter o ambiente de trabalho sempre limpo, iluminado e agradável.

Além disso, é preciso oferecer um ambiente salubre, com mesas e cadeiras adequadas à necessidade de cada colaborador. É preciso prestar muita atenção nos aspectos ergonômicos das instalações.

Uma pesquisa realizada pela Gensler’s Workplace Index, ressalta a importância do ambiente de trabalho na motivação dos funcionários. Sem isso, seus colaboradores e seu negócio não conseguirão manter uma boa performance e isso refletirá nas suas vendas e, consequentemente, no seu faturamento. Portanto, analise seu ambiente de trabalho e verifique o que pode ser mudado para deixar seus funcionários ainda mais motivados e produtivos.

Agora que você já sabe como o ambiente de trabalho afeta a motivação dos funcionários, aproveite a oportunidade e confira nosso artigo sobre a importância da segurança do trabalho nas empresas. Boa leitura!

Autor

Escreva um comentário

Share This