É essencial proteger tanto a si mesmo como aos membros da equipe com relação a ferimentos ou doenças no ambiente profissional. Investir no treinamento de segurança no trabalho contribui para que os colaboradores se sintam muito mais seguros, confiantes e valorizados.

Segurança do Trabalho se baseia em prevenção. Assim, um treinamento nessa área deve ser ministrado por profissionais habilitados e com muita experiência em capacitar pessoas.

Pensando nisso, ao longo deste artigo abordaremos a importância desse tipo de capacitação e alguns dos seus principais benefícios. Boa leitura!

Benefícios do treinamento de segurança no trabalho

Manter sua equipe de colaboradores atenta para os cuidados com a segurança traz benefícios consideráveis para os próprios funcionários e para a empresa. Veja quais são eles.

Comprometer e manter em segurança os funcionários

Um ambiente de trabalho em que cada membro da equipe é capaz de desempenhar papel ativo na saúde e segurança costuma ser menos propenso à ocorrência de acidentes.

Funcionários que se percebem envolvidos e respeitados no processo de tomada de decisões tendem a ser um valioso recurso quando se trata de melhorar o desempenho e a produtividade. Questões de saúde ocupacional e segurança não são uma exceção.

Fornecer treinamento de segurança no trabalho, portanto, demonstra que você leva a sério todas as questões relativas ao bem-estar dos funcionários. Isso os capacita e os incentiva a criar um ambiente seguro e uma cultura que produz inúmeros benefícios, entre os quais se incluem:

  • auxílio na detecção de riscos à saúde e segurança no local de trabalho;
  • cumprimento de controles e protocolos;
  • redução nas taxas de acidentes.

Reduzir o absenteísmo

Outro grande benefício do treinamento de segurança no trabalho é a redução do absenteísmo por motivo de doença ou tratamento de saúde.

A depender das especificidades do seu negócio e das características gerais do seu fluxo de trabalho, isso pode reduzir custos relacionados a quedas na produtividade e interrupções de última hora, bem como aqueles relacionados à necessidade de substituição de mão de obra ou pagamento de horas extras.

Outro ponto pouco explorado como consequência da redução do absenteísmo por motivo de doença é a redução dos valores relacionados aos reajustes dos planos de saúde, que variam com o uso (sinistralidade), ou seja, plano menos usado tem índice de reajuste menor.

Reter os colaboradores

Se a sua empresa for capaz de reduzir as ausências dos funcionários devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, você economizará, posteriormente, o tempo e o dinheiro necessários para o recrutamento e o treinamento de novos colaboradores.

Além disso, os membros atuais da equipe se sentirão valorizados e mais satisfeitos, diminuindo, assim, a busca de novas oportunidades em outras organizações.

Construir forte reputação

O treinamento de segurança no trabalho pode servir de apoio à construção de uma reputação positiva, tanto com os seus clientes quanto com os funcionários. Oferecer à equipe a forma correta de treinamento demonstra que você se preocupa, também, com a sua empresa e prima pela qualidade em todos os aspectos que a envolvem.

Isso refletirá decisivamente sobre você e a sua marca, não só ajudando na sua reputação, no que diz respeito à melhoria dos resultados de negócios, mas também na atração de talentos de alta qualidade para compor a sua força de trabalho.

Evitar gastos adicionais

Os acidentes de trabalho podem representar gastos adicionais em termos de multas, taxas legais, pagamentos compensatórios, medidas corretivas necessárias, entre outros. Essa é uma possibilidade real e não deve, de forma alguma, ser negligenciada.

Sendo assim, o treinamento de segurança no trabalho é, de fato, necessário para que todos desenvolvam a compreensão clara de como agir em relação à própria segurança e à de todos os envolvidos.

A forma mais barata de endereçarmos os problemas relacionados com segurança no trabalho é a prevenção, e o treinamento é uma das ações preventivas mais eficazes.

Importância do treinamento realizado por equipe especializada

Treinamento em segurança do trabalho é assunto para especialistas. Trata-se de uma ciência cujo foco é a prevenção, e, nesse caso, a experiência e a adequada habilitação dos profissionais são essenciais.

Assim, para realmente capacitar e treinar seus colaboradores, considere a contratação de empresa especializada, reconhecida, certificada e que tenha larga experiência em ministrar treinamentos. As razões para esse cuidado são muito claras e serão expostas a seguir.

Otimização do tempo

A realização de treinamento em segurança requer preparação para o evento em si, além de material específico e equipamento adequado. Por sua vez, a organização e o próprio treinamento exigem um bom tempo antes e durante a sua realização.

Utilizando os serviços de uma equipe especializada, você disporá de toda a infraestrutura e organização necessárias já prontas. Além disso, estarão ali os profissionais preparados para realizar um verdadeiro treinamento.

Diminuição de custos

A utilização da experiência de uma empresa especializada resulta em maior aproveitamento no treinamento. Assim, a certeza de oferecer a capacitação condizente com as necessidades da empresa e as exigências da legislação fica garantida. Com isso, o desempenho é melhor quando pensamos na relação entre custo e benefício, sobretudo pela redução de acidentes que, afinal, é meta principal.

Foco nas atividades principais da empresa

Toda empresa deve ter o foco concentrado em sua missão, naqueles motivos pelos quais ela existe. Portanto, treinamento de segurança no trabalho deve ser deixado para profissionais dedicados a essa tarefa. Desse modo, ao contratar os serviços especializados, você não desvia a atenção dos objetivos de sua empresa.

Mais qualidade

Ao deixar a instrução para uma equipe séria e dedicada, o treinamento pode ser oferecido com muito mais qualidade. Entram em cena a experiência, a especialização e a habilitação dos profissionais com um alcance muito maior. Dessa forma, a carga horária e o conteúdo necessários vão além das exigências das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), capacitando, de fato, os colaboradores. A experiência possibilita que os exemplos e atividades práticas do treinamento sejam voltadas às atividades da empresa contratante, o que enriquece muito a informação e agrega uma valor muito maior.

Redução de problemas legais

Quando o treinamento é conduzido por uma empresa regular e habilitada, o evento é certificado. Isso garante para a empresa o cumprimento das exigências das normas de segurança do MTE. Ao mesmo tempo, permite uma situação confortável da empresa em uma auditoria, assim como perante a fiscalização trabalhista em visitas.

Com essas observações, fica evidente a importância de que a capacitação para seus colaboradores seja realizada por profissionais especializados. A condução dessa atividade por pessoas não habilitadas e não experientes coloca em risco o resultado, assim como qualquer investimento feito, e quando falamos em Segurança do Trabalho, esse resultado pode ser acidentes e fatalidades.

Portanto, ao contratar uma empresa para o treinamento de segurança no trabalho, considere sua regularidade e a habilitação de seus profissionais responsáveis. Ao mesmo tempo, certifique-se de que ela tenha situação consolidada no mercado, com uma carteira de clientes que comprove sua eficiência. Segurança não é assunto para experiências!

Gostou deste post? Entre em contato conosco e esteja seguro de saber tudo o que precisa sobre segurança no trabalho para sua empresa e não perca a oportunidade de se aprimorar ainda mais no assunto: confira 4 dicas de como prevenir acidentes de trabalho em sua empresa!

Autor

Escreva um comentário

Share This