Tubulações, elevadores, galerias, chaminés. O que esses espaços têm em comum? Esses locais são chamados de espaços confinados. Ou seja, são ambientes que não foram projetados para a ocupação humana e apresentam entradas e saídas de difícil acesso.

Apesar de não terem sido criados para isso, muitas vezes é necessário que um profissional realize determinada atividade em ambientes desse tipo. Porém, devido às peculiaridades dos espaços confinados, os trabalhadores estão sujeitos a uma série de riscos que podem ser minimizados com treinamentos específicos para o trabalho nesses ambientes.

Quer saber qual a importância de um treinamento para espaço confinado e como funciona? Então continue a leitura e descubra!

O que é treinamento para espaço confinado?

Esse treinamento é oferecido a trabalhadores que precisam realizar atividades em espaços confinados. Durante a capacitação, o profissional aprende as características e particularidades de um espaço confinado, os riscos que ele oferece e como se comportar diante de acidentes e imprevistos.

Além disso, esse tipo de treinamento também oferece uma carga horária prática, com profissionais experientes, capazes de instruir os colaboradores sobre a melhor forma de realizar atividades em espaços confinados.

Outro ponto importante que é abordado no treinamento são as técnicas de resgate em espaços confinados, que são apresentadas de formas teórica e prática, bem como noções de primeiros socorros.

Qual a importância de fazer o treinamento?

Em primeiro lugar, o treinamento para espaço confinado é uma exigência da legislação brasileira, ligada à Norma Regulamentadora nº 33. É ela que regula o trabalho nesse tipo de ambiente e define quais são os documentos e capacitações necessárias para que os colaboradores atuem em espaços confinados.

Porém, a importância do treinamento vai além da exigência legal. O trabalho em espaços confinados oferece uma série de riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores, sendo que um acidente pode ser fatal. Isso porque esses locais são de difícil acesso e têm pouca ventilação, o que aumenta a gravidade de qualquer tipo de acidente durante o trabalho.

Durante o treinamento, os profissionais tomam consciência sobre cada um dos riscos e passam a entender qual o melhor comportamento diante de acidentes. Com isso, aumentam as chances de que eles atuem de forma segura durante as atividades, ampliando a proteção da equipe.

Quais os problemas de não realizar um treinamento para espaço confinado?

É proibido, segundo a NR 33, o trabalho em espaço confinado por profissionais que não foram devidamente capacitados para isso. Portanto, quando você submete membros da sua equipe a esse tipo de atividade sem realizar o treinamento, corre o risco de levar multas ou, até mesmo, interromper todo o funcionamento da empresa.

Além disso, como esse trabalho oferece uma série de riscos para a equipe, eles são amplificados quando não há capacitação adequada. Podem ocorrer alagamentos, asfixia devido à falta de ventilação, intoxicação, incêndios e explosões, soterramento, entre outros prejuízos à integridade física da equipe.

Sem o devido treinamento, os sinais de perigo podem passar desapercebidos, submetendo os colaboradores a situações insalubres e arriscando a vida do profissional que realiza as atividades.

Como realizar um treinamento para espaço confinado?

Para que sua esquipe possa realizar um treinamento para espaço confinado, é essencial contar com profissionais especializados nesse tipo de capacitação e com experiência no mercado. Portanto, o ideal é escolher uma empresa especializada em gestão de riscos, consultoria e assessoria em saúde ocupacional e segurança do trabalho.

Essas organizações, além de auxiliarem com o treinamento para espaço confinado, podem ajudar a identificar e neutralizar diversos outros riscos do ambiente laboral. Com isso, você aumenta a proteção dos colaboradores, contribuindo para a saúde e o bem-estar do time.

O trabalho em espaço confinado é assunto sério. Ele oferece uma série de riscos para os colaboradores e ainda conta com uma Norma Regulamentadora direcionada especificamente para as atividades nesse ambiente. Porém, antes de iniciar qualquer atividade desse tipo, capacite a equipe com um treinamento para espaço confinado e garanta a saúde e integridade dos seus colaboradores!

Aproveite e entre em contato com a SAFE agora mesmo para descobrir as soluções em saúde e segurança do trabalho que temos para oferecer ao seu negócio e colaboradores!

Se tiveres interesse em outros assuntos referentes a Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho ou Maio Ambiente, acesse nosso blog clicando aqui.

Se tiveres curiosidade e quiseres conhecer mais da SAFE, acesse nossa página no link www.safesst.com.br.

Autor

Escreva um comentário

Share This