Você já ouviu falar em realidade virtual? Trata-se de uma experiência imersiva, que cria situações em um ambiente digital, que podem ser vivenciadas pelas pessoas que estão em um ambiente físico.

Além disso, existe uma relação interessante entre segurança do trabalho e realidade virtual. Com essa tecnologia, treinamentos podem se tornar mais interessantes, por exemplo. Continue lendo e entenda!

Afinal, o que é a realidade virtual?

O conceito de realidade virtual é bastante simples! É uma tecnologia capaz de nos levar para um ambiente virtual, permitindo que se tenha a sensação de estar fisicamente em um local que existe apenas no ciberespaço.

Na maioria dos casos, para vivenciar uma experiência de realidade virtual, é preciso utilizar equipamentos próprios para isso, como os óculos VR.

Qual é a relação entre segurança do trabalho e realidade virtual?

A realidade virtual vem sendo aplicada em diversos segmentos e um deles é a segurança do trabalho. Geralmente, a tecnologia é aplicada em treinamentos e como forma de prevenir acidentes de trabalho. Veja!

Treinamento com realidade virtual para funcionários

É cada vez mais comum as escolas e universidades utilizarem a realidade virtual para desenvolver a capacidade de alunos, que são imersos em situações que representam aquilo que vivenciarão em seu dia a dia.

O portal CanalTech mostra em uma reportagem um treinamento que simula a experiência que os astronautas tiveram quando pisaram na lua.

Trazendo essa realidade para a área da segurança do trabalho, podem ser criadas simulações de situações que podem ocorrer na empresa. Assim, os funcionários poderão treinar técnicas de primeiros socorros para aplicarem caso ocorra um acidente, por exemplo.

Vale lembrar que a realidade aumentada é um complemento para os treinamentos e não uma forma de substituí-los!

Tecnologias com o objetivo de prevenir acidentes

A realidade virtual também pode ser utilizada como um recurso para prevenir os acidentes de trabalho nas empresas. Exemplo disso pode ser visto por uma mineradora chilena, a Austral.

Segundo o portal Uol, a empresa criou um programa de realidade virtual que simula a realidade e as condições que os mineradores terão ao trabalharem em espaço confinado. A ideia é criar situações de risco de forma fictícia, para que eles aprendam a lidar com as adversidades e assim prevenir acidentes.

Quais são as principais vantagens do uso da realidade virtual na segurança do trabalho?

As vantagens do uso da realidade virtual na segurança do trabalho são diversas. Confira as principais delas, na sequência!

  • baixo custo: a produção de vídeos em 360 graus não é algo caro e o mesmo material pode ser utilizado por várias vezes;
  • bom acompanhamento: os instrutores poderão acompanhar os colaboradores e verificar se eles realmente aprenderam o que foi estudado;
  • diminuição de acidentes: com colaboradores treinados, o número de acidentes de trabalho pode diminuir consideravelmente.

Se você leu o nosso post até aqui, viu que a relação entre segurança do trabalho e realidade virtual é muito interessante para as empresas. Que tal então buscar mais informações sobre o assunto e implementar essa tecnologia na sua organização?

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar mais conteúdos interessantes para a sua empresa. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Quer saber mais sobre a SAFE? Então acesse nossa página no endereço www.safesst.com.br. Gostaria de entrar em contato diretamente conosco? Envie um e-mail para contato@safesst.com.br ou clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This