Não é raro que muitos empreendedores se lembrem da importância de contratar uma empresa de segurança do trabalho apenas quando os problemas começam a aparecer. Contudo, é importante lembrar que esse investimento não serve apenas para adequar o negócio à legislação.

Os benefícios da contratação de uma empresa desse ramo vão muito além e podem impactar diretamente, até mesmo, na produtividade dos funcionários e nos lucros da empresa.

A seguir, vamos mostrar como o investimento em segurança do trabalho pode melhorar o desempenho do negócio e como é a atuação dos profissionais dessa área. Confira!

A importância de investir em uma empresa de segurança do trabalho

O primeiro ponto a ser destacado é a responsabilidade que a empresa tem de zelar pela integridade física e psicológica de sua equipe.

Diante disso, a contratação de um serviço profissional especializado em segurança do trabalho e saúde ocupacional se torna não apenas importante, mas sim indispensável. Esse investimento é uma forma de adequar o negócio às devidas regulamentações de segurança, saúde e meio ambiente.

Além disso, é uma maneira de prevenir acidentes de trabalho e fazer uma gestão adequada dos riscos à saúde dos funcionários e, até mesmo, financeiros para a empresa. Ou seja, com ela é possível evitar gastos com acidentes, afastamentos, indenizações e ações na Justiça, contratação de mão de obra substituta, materiais ou equipamentos danificados — sem mencionar o desgaste para a imagem da marca.

Como é a atuação dos profissionais da segurança do trabalho

Uma equipe de segurança do trabalho envolve diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, engenheiros, técnicos e auxiliares, e sua atuação abrange a elaboração de uma estratégia funcional e bem definida, incluindo o mapeamento dos riscos e a definição de políticas específicas de segurança do trabalho e saúde ocupacional para a empresa.

Isso possibilita uma série de medidas práticas, como a organização dos turnos de trabalho dos funcionários para que a produtividade não seja afetada por excessos de horas trabalhadas e plantões ou não cause problemas de saúde provocados por esforço repetitivo, por exemplo.

Em consequência, a melhor gestão dos riscos também aumenta o comprometimento da equipe, diminui o número de faltas e previne acidentes, trazendo ganhos expressivos para a empresa em termos de relacionamento com os colaboradores e de responsabilidade social.

Quais são os benefícios para a empresa

Um fator a ser considerado é que segurança do trabalho não é um gasto para a empresa, mas um investimento que dá retorno. Ou seja, ela visa transformar os riscos de saúde ocupacional, segurança e meio ambiente em resultados institucionais, operacionais e financeiros para seu negócio.

Por meio disso, é possível melhorar o ambiente de trabalho e o bem-estar dos funcionários. E, como sabemos, quanto melhores forem as condições de trabalho e a motivação dos colaboradores, maior será o rendimento da equipe.

Isso permite um aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros. Além disso, ajuda a empresa a crescer de forma sustentável, com menos acidentes de trabalho e mais competitividade no mercado.

Em suma, a contratação de uma empresa de segurança do trabalho traz retorno financeiro, operacional e socioambiental para a empresa e aumenta o valor da marca.

Agora que você conhece a importância dessa área, que tal conhecer melhor nossas soluções em gestão de riscos, consultoria e assessoria em saúde ocupacional, segurança do trabalho e meio ambiente? Entre em contato conosco!

Autor

Escreva um comentário

Share This