Auditoria em segurança do trabalho: entenda como funciona!
Realizada de forma sistêmica e documentada, a auditoria em segurança do trabalho é um processo indispensável e que precisa ser feito por toda empresa. Ela é responsável por fazer uma avaliação completa do cumprimento das definições, das ações desenvolvidas e de seus resultados.
Por meio desse processo, é possível avaliar se a organização atende aos requisitos das Normas Regulamentadoras (NRs), assim como a outros critérios importantes. Este é o principal objetivo da auditoria: verificar se a empresa executa seus processos de acordo com o regramento formal e a legislação pertinente à atividade exercida.
Uma vez que realiza essa avaliação da realidade praticada, o estabelecimento consegue obter melhor controle sobre os riscos aos colaboradores. O resultado é uma melhoria significativa na segurança do ambiente de trabalho.
Quer saber mais? Neste artigo, separamos alguns pontos importantes sobre o tema. Vamos conferir?
O que é uma auditoria?
Auditoria, de maneira geral, pode ser conceituada como uma averiguação formal e sistematizada conduzida nas instalações da empresa, a fim de avaliar o atendimento às disposições normativas e legais pertinentes. Trata-se de uma inspeção minuciosa nas práticas e nos equipamentos adotados e nos documentos emitidos, entre outras medidas.
Você pode perceber que uma auditoria é um importante instrumento de gestão, como um sensor que mede a realidade à sua volta. Assim, pode-se diagnosticar situações de risco, medidas inadequadas ou ausentes, tanto quanto observar a eficiência das atividades desenvolvidas.
No caso de uma auditoria em segurança do trabalho, são avaliados alguns aspectos específicos. A seguir, listamos os principais:
- relação função × atividade exercida;
- condições do ambiente laboral;
- condições de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizados;
- capacitação do colaborador para a atividade desenvolvida;
- implementação de equipamentos de proteção coletiva (EPCs);
- utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados;
- regularidade da documentação de saúde e segurança do trabalho emitida.
Qual é o objetivo de uma auditoria?
O objetivo de uma auditoria é levantar dados e obter informações, com base em evidências, sobre a confiabilidade e a eficiência do seu sistema de gestão. Esse mesmo raciocínio se aplica à auditoria em segurança do trabalho.
A relevância da auditoria está, principalmente, na identificação de parâmetros fora de conformidade ou de procedimentos inadequados ou incompletos. Não se trata de uma “caça às bruxas”, mas esse olhar atento é necessário, ainda que seja para confirmar que está tudo correto e dentro dos padrões de segurança.
Esses pontos consideram os riscos de acidentes, de desenvolvimento de doenças ocupacionais e até de danos ao meio ambiente, sendo um dever de cada organização prevenir essas situações. Com esses dados, é possível especificar medidas para corrigir os aspectos levantados como em desacordo com as normas.
Quais as vantagens de uma auditoria?
Após entender a função específica, convém conhecer as principais vantagens obtidas com a realização de uma auditoria. Assim, é mais fácil se convencer da importância de adotar essa prática. Por isso, veja por que auditar a segurança do trabalho em seu empreendimento.
Identifica falhas de vários tipos
Ao passar o pente-fino em todas as ações do negócio, é viável encontrar o que está em desacordo com as obrigações de segurança. É possível identificar tanto os erros graves quanto os menores, mas que podem desencadear diversos problemas.
É, principalmente, um jeito de achar o que não atende aos padrões mínimos de conformidade. É uma forma de saber, por exemplo, se ocorrem falhas no uso de EPIs ou se há riscos não previstos no mapeamento. Ao levantar os pontos divergentes, a gestão verifica quais são as maiores dificuldades.
Ajuda a prevenir doenças ocupacionais
Ao reconhecer e corrigir as falhas existentes, a qualidade de vida dos colaboradores é favorecida, podendo ser ainda mais aprimorada. Se falta ergonomia no ambiente de trabalho ou cuidado com a qualidade do ar, a correção é determinante para minimizar problemas recorrentes.
Uma auditoria em segurança do trabalho, portanto, auxilia na prevenção das doenças ligadas ao espaço ou à função, o que impacta o absenteísmo e os afastamentos por parte dos profissionais. O mesmo vale para o bem-estar e a satisfação dos colaboradores no ambiente laboral.
Diminui os riscos de acidentes
Do mesmo modo, a identificação dos pontos divergentes conduz à redução dos riscos de acidentes de trabalho. Como resultado, é possível criar um ambiente realmente protegido e que favoreça o desempenho de funções.
A auditoria atua para avaliar se a execução do planejamento tem sido conforme o esperado e se houve uma redução de riscos. Ao encontrar elementos em desacordo com as normas, é viável buscar novas soluções para diminuir acidentes de trabalho.
Sustenta a elaboração do plano de ações
A partir dos resultados levantados pelos auditores, dá para identificar onde estão os maiores problemas. Com essas informações, fica fácil definir as ações corretivas e preventivas. A auditoria, portanto, é essencial para orientar a criação de um plano de ações que realmente funciona.
Quando o processo deve ser executado?
Não existe um momento adequado para fazer uma auditoria em segurança do trabalho — na verdade, quanto antes, melhor. Desse jeito, tomamos conhecimento e gerenciamos os riscos, o que possibilita maior proteção aos trabalhadores.
Quanto à frequência de repetição, é algo que depende do volume de erros achados inicialmente e das ações implementadas. O período varia para cada empreendimento, e isso é definido com os auditores. No entanto, é importante que seja encarado como um processo, e não como um fato isolado.
Quais são os principais tipos de auditoria?
Uma auditoria pode ser realizada em todos os setores de uma organização ou apenas em alguns deles — especialmente nos mais problemáticos. É importante frisar que os objetivos diferem em cada área analisada.
Além disso, há três diferentes tipos que podem ser executados em uma empresa. São eles:
- auditoria de primeira parte ou interna: executada pela própria organização que deseja melhorias em desempenho e diminuição das não conformidades em saúde e segurança do trabalho;
- auditoria de segunda parte: realizada pela própria organização ou por uma contratada que preste os serviços;
- auditoria de terceira parte ou externa: realizada exclusivamente por empresas independentes e acreditadas para emissão de certificados com maior relevância.
Existem outros tipos de auditorias, como as de segmento, conjuntas, combinadas, de concessão, de acompanhamento e de renovação. Porém, não vamos abordá-las neste post, por terem características e objetivos bem definidos.
Como planejar e implantar uma boa auditoria?
Considere que essa não é a expertise da maioria das empresas. Portanto, de maneira geral, o primeiro passo é contar com uma parceria especializada e experiente na elaboração e condução de auditorias em segurança do trabalho.
De toda forma, uma auditoria nesse campo é composta essencialmente de três fases.
Primeiramente, é fundamental que seja elaborado um plano de auditoria, elencando qual é o objetivo desse processo, assim como atividades e documentos que serão analisados.
Além disso, o escopo deve ser bem definido. Estabeleça, exatamente, quais operações serão auditadas, em qual hora e local. Também é nessa etapa que um checklist deve ser elaborado.
Em seguida, a empresa já está pronta para realizar a auditoria em segurança do trabalho, a qual deve ser feita por profissionais habilitados para avaliar os critérios definidos, como técnicos ou engenheiros, chamados de auditores.
Para maior confiabilidade das informações obtidas, os auditores não podem estar envolvidos com as operações ou os processos analisados. Esses profissionais aplicam o checklist e anotam observações, além de registrar evidências por meio de entrevistas, fotos, vídeos e as próprias documentações avaliadas.
Por último, ocorre a construção de um relatório que descreve as atividades que foram realizadas na auditoria e com uma lista contendo todas as inconformidades encontradas. Essa lista também apresenta os pontos fortes que foram visualizados, nos quais é possível investir para reduzir custos e aumentar a qualidade e a produtividade da empresa.
Resumo das fases de uma auditoria
- fase de planejamento: levantamento dos itens que serão inspecionados e elaboração do Plano de Auditoria, com todos os dados necessários à sua condução;
- fase de execução: condução da inspeção e verificação dos itens componentes do checklist elaborado na fase anterior; produção de fotos, vídeos e registro de informações e dados pertinentes;
- fase de conclusão: elaboração do relatório de auditoria com as não conformidades encontradas e apresentação de um plano de ação com medidas de curto, médio e longo prazos para implementação.
Qual a importância da auditoria em segurança do trabalho?
Saúde e segurança do trabalho são temas de grande relevância no Brasil, sobretudo pelos elevados índices de acidentes do trabalho registrados todos os anos. Ao longo do ano de 2021, foram mais de 570 mil ocorrências registradas.
Essa realidade, por si, já é suficiente para vermos a importância dos trabalhos de auditoria em segurança do trabalho. Afinal, o processo é capaz de identificar erros cometidos e ausências de medidas preventivas necessárias, que aumentam as situações de risco de acidentes e de desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Sendo assim, olhe para a auditoria como um instrumento que permite a construção de um ambiente seguro e saudável para a empresa e seus colaboradores. Considere-a uma ferramenta a mais para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e segurança na organização.
Como escolher a auditoria certa?
Para que a auditoria em segurança do trabalho corresponda à realidade, o melhor é ter atuação externa. Ao mesmo tempo, nem todo tipo de organização é capaz de oferecer bons resultados.
Na escolha, o primeiro elemento a ser avaliado é a reputação da empresa. Nesse sentido, veja o que outros clientes têm a dizer sobre a atuação da sua potencial parceira e quais são as boas características que ela apresenta.
Além disso, confira os serviços disponíveis. Veja se a auditoria está entre eles e, inclusive, a possibilidade de desenvolver, implementar e acompanhar um bom plano de ações. Com a centralização de tarefas, a gestão é simplificada e os resultados são otimizados.
Outro fator que você precisa observar é a capacidade de atuação. Aqui, ter times especializados e que oferecem exatamente o que o seu negócio precisa é determinante para que o resultado seja o melhor possível.
Por fim, para não ter dúvidas, faça um contato inicial com a empresa e veja quais são as sugestões para as suas necessidades e como é o atendimento. Ao considerar todas essas informações, você certamente tomará a decisão certa.
Realizar uma auditoria em segurança do trabalho é a melhor maneira de identificar quais pontos precisam ser otimizados e quais são as oportunidades para sua empresa. Para isso, você pode contar com as vantagens de contratar uma empresa especializada nesse serviço.
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