Auditoria de terceira parte: entenda o que é e como funciona

Uma auditoria de terceira parte em segurança do trabalho é uma iniciativa que deveria ser tomada por todas as empresas. Constitui uma forma de garantir que as operações sejam conduzidas em conformidade com as normas orientadoras do trabalho.

Uma organização acreditada avalia suas operações e, havendo não conformidades, aponta o que deve ser corrigido. Em uma próxima auditoria, havendo conformidade, a empresa poder ser certificada, adquirindo uma condição diferenciada.

Continue a leitura e descubra o que é e como funciona uma auditoria de terceira parte.

O que é auditoria de terceira parte?

As auditorias de gestão são avaliações às quais as empresas se submetem com vistas à obtenção de uma certificação que valide seu sistema perante o mercado. Do mesmo modo, as auditorias também são realizadas para manter uma certificação já anteriormente conquistada por uma empresa. Mesmo que o objetivo não seja uma certificação, a auditoria de terceira parte pode e contribui muito para a melhoria significativa do sistema de gestão uma vez que é executada por profissionais conhecedores e experientes de uma organização reconhecida e independente.

De modo geral, existem 3 tipos de auditorias de gestão:

Uma auditoria de terceira parte visa averiguar se a empresa cumpre os requisitos legais e regulamentares a que se submeteu. Desse modo, essa auditoria pode atestar que a organização estabeleceu um sistema de gestão que segue as normas ou regulamentos estabelecidos.

Como funciona a auditoria em segurança do trabalho?

No ambiente laboral, uma auditoria externa de terceira parte avalia detalhes de uma operação, assim como os profissionais envolvidos e o ambiente de trabalho. Desse modo, são investigados aspectos como:

Quando é realizada?

Submeter-se a uma auditoria de terceira parte em segurança do trabalho é uma das fases pelas quais passa uma organização que pretende ser certificada. Assim, quando a empresa sentir que está preparada para um processo de certificação, pode definir com os auditores o início dos trabalhos.

Na verdade, não existe um período que seja mais adequado para que sejam conduzidos os trabalhos de auditoria. No entanto, o quanto antes a empresa se dispuser a fazê-lo, mais rapidamente será aprimorado seu sistema de gestão.

Quem pode conduzir uma auditoria de terceira parte?

Auditorias de certificação, como são as de terceira parte, precisam ser conduzidas por organismos de certificação acreditados e independentes. Assim deve ser, para que haja validade com maior relevância e reconhecimento da certificação.

Em todo caso, é indispensável escolher bem a empresa acreditada para promover a auditoria. Para esse fim, leve em conta a reputação e a experiência no mercado. Um contato prévio nesse sentido é indispensável.

Como se viu, buscar a certificação por meio de uma auditoria de terceira parte em segurança do trabalho ajuda no aprimoramento das operações e qualifica a empresa no mercado. Aqui você tem um artigo para saber mais sobre o assunto.

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