Afinal, você sabe o que é uma auditoria de segunda parte?
Apesar de uma empresa ser certificada, pode acontecer de o cliente querer avaliá-la e atestar sua capacidade de atender suas demandas. Para isso, existe a auditoria de segunda parte, que se trata de um processo no qual a companhia/cliente contrata um auditor qualificado para visitar o fornecedor, com a finalidade de apontar suas principais fraquezas/oportunidades, desenvolver planos de melhorias e, assim, manter ambas partes alinhadas em relação aos objetivos da parceria.
Quer entender um pouco melhor sobre esse tipo de auditoria e suas vantagens? Então, continue a sua leitura!
Quais são os diferentes tipos de auditorias existentes?
Existe basicamente três tipos de auditorias: de primeira parte, de segunda parte e de terceira parte. Conheça quando elas são aplicadas!
Auditoria de primeira parte
Trata-se de auditorias internas, normalmente realizadas pela própria companhia, que vai definir uma pessoa ou um time que tem os conhecimentos apropriados para executar a atividade. Sendo assim, não existe nenhum envolvimento externo.
Auditoria de segunda parte
As auditorias de segunda parte consistem em processos externos realizados nos fornecedores do negócio, ou seja, nós, como clientes auditamos nossos fornecedores ou nós como fornecedores somos auditados por nossos clientes. A grande vantagem da auditoria de segunda parte é que os pontos auditados tem uma ligação muito forte com os requisitos do cliente. É muito mais específica. Entre suas principais finalidades, está a de averiguar fatores relevantes para a empresa que adquire produtos ou contrata serviços.
Nesse caso, vários critérios podem ser levados em consideração, por exemplo, andamento das rotinas da organização, execução dos processos e demais etapas que podem influenciar de forma direta na qualidade dos serviços repassados para a companhia que implementa a auditoria.
Auditoria de terceira parte
Também é um tipo de auditoria externa. No entanto é mais generalista e o objetivo é verificar aspectos legais, cumprimento de regulamentos, isto é, comparar os processos executados com os previstos em normas e legislações. É o caso do que acontece com as certificações ISO. Aqui, são observadas condições normativas, visando identificar se a empresa cumpre ou não recomendações da norma e portanto se está ou não aderente a ela.
Quando uma auditoria de segunda parte deve ser feita?
Existem diversos motivos que podem levar uma empresa a realizar a auditoria de segunda parte em seu fornecedor. Entre eles:
- averiguar a conformidade com os requisitos contratuais e legais de uma empresa para a outra;
- comprovar a segurança dos serviços oferecidos;
- reduzir o risco de falhas nos processos que podem levar a não conformidades;
- potencializar a qualidade dos produtos e serviços;
- desenvolver uma relação de maior confiança entre as partes envolvidas;
- viabilizar a propositura de práticas que possam aprimorar as atividades desenvolvidas, entre outros.
Quais são os benefícios de uma auditoria de segunda parte?
Uma auditora de segunda parte pode gerar uma séria de vantagens na cadeia de fornecimento, por exemplo:
- estabelecimento de benchmarking;
- aumento da eficiência;
- captação e fidelização dos clientes;
- diferenciação da marca;
- minimização dos erros;
- aprimoramento na execução das operações;
- foco na sustentabilidade;
- cumprimento das normas e regulamentações previstas;
- melhoria da percepção da visão do cliente e mercado;
- redução dos custos;
- aproximação do relacionamento entre as partes envolvidas, entre outros.
Como se pode perceber, a auditoria de segunda parte é um processo externo aplicado pela empresa ao seu fornecedor, com a finalidade de promover uma integração entre a cultura das duas organizações, com foco no atendimento efetivo do contrato estabelecido, aumento da qualidade, melhoria contínua, entre outros benefícios.
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