Cultura de prevenção: saiba a sua importância e como aplicá-la na empresa

O sucesso das medidas de segurança do trabalho implantadas na empresa é muito mais garantido quando se desenvolve no ambiente corporativo uma cultura de prevenção. Ela se incorpora aos valores da organização e alcança a todos.

Mas do que se trata exatamente? O que é a cultura de prevenção e como pode ser implementada? Continue a leitura, saiba sua importância e como aplicá-la na empresa.

O que é a cultura de prevenção?

A cultura de prevenção é um conjunto de valores desenvolvidos e adotados pela empresa com vistas a orientar iniciativas e comportamentos de cuidado em segurança do trabalho. Nesse sentido, vai além do cumprimento das determinações da legislação pertinente, deve fazer parte do Planejamento Estratégico da organização e tem como principais agentes a alta administração da empresa.

A cultura de prevenção também deve envolver e participar da formação do clima organizacional. Por sua vez, a cultura é de toda a organização e, portanto, responsabilidade de todos, gestores e colaboradores.

Quais os seus principais benefícios?

A “prevenção”, quando bem aplicada, tem um retorno muito grande. Quando estamos falando de prevenção de erros e defeitos, entendemos que quanto mais cedo eles forem detectados na vida do produto ou serviço, preferencialmente na fase de projeto, mais rápido e mais barato será corrigi-lo. Na Segurança do Trabalho não é diferente, ou seja, prevenir um acidente ou uma doença ocupacional será sempre mais barato e mais eficaz do que tratar suas consequências.

Desenvolver uma cultura de prevenção traz benefícios para todos que passam pela empresa, inclusive visitantes e fornecedores. Acompanhe e conheça os principais a seguir.

Proteção do trabalhador e dos fornecedores

O ambiente laboral que vivencia uma cultura de prevenção promove segurança e proteção para todos da empresa, assim como para os fornecedores e visitantes que por lá circularem. Na verdade, essa é uma característica que se reflete na imagem da organização.

Redução da taxa de absenteísmo

Havendo mais cuidado, adotando-se medidas preventivas e protetivas, as ocorrências que podem conduzir a situações de afastamento e faltas são reduzidas significativamente. O RH da empresa agradece.

Estabilidade do ambiente organizacional

O ambiente organizacional é sempre abalado com ocorrências de acidentes do trabalho. Por outro lado, é reforçado em seus valores positivos quando a empresa implementa uma cultura de prevenção.

Como pode ser implementada na empresa?

A implementação de uma cultura de prevenção na empresa, embora não seja difícil, requer suporte adequado e uma boa parceria com pessoal especializado experiente. De todo modo, iniciativas como as mostradas a seguir constituem medidas essenciais a serem garantidas.

Capacitar os colaboradores sobre segurança

A construção do conhecimento de segurança aplicável ao ambiente corporativo é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção. Portanto, é indispensável investir na capacitação e na motivação dos colaboradores, com foco na prevenção.

Estimular a utilização de EPI

Colaboradores capacitados conhecem a importância da utilização dos respectivos EPIs para cada atividade. No entanto, é preciso que a organização trabalhe no sentido de estimular o seu uso e fiscalizar o resultado.

Sinalizar riscos existentes

Locais e circunstâncias que podem oferecer risco à segurança dos colaboradores devem ser devidamente identificados e sinalizados. Para esse fim, todos devem ser instruídos quanto ao significado dos diferentes sinais utilizados com esse objetivo.

Dispor de uma equipe especializada em Segurança do Trabalho

Uma equipe especializada em Segurança do Trabalho é essencial para a construção e a manutenção de uma cultura preventiva na organização. Leve em conta a adoção de uma parceria para esse fim.

Qual a importância dos colaboradores na implementação da cultura de prevenção?

Uma cultura de prevenção deve ser desenvolvida na empresa, e sua implementação depende da participação efetiva de todos. Em especial, deve ser considerada a participação dos colaboradores que vivenciam a maior parte das experiências de risco.

Assim, as seguintes medidas devem ser adotadas pelos trabalhadores:

  • valorizar a capacitação em prevenção e segurança recebida;
  • adotar um comportamento efetivo de prevenção nas rotinas e circunstâncias diversas;
  • orientar os colegas sobre a importância dessas ações;
  • utilizar adequadamente os EPIs pertinentes;
  • seguir a sinalização implantada na empresa.

Como você pode ver, desenvolver uma cultura de prevenção é essencial para a segurança e a proteção de todos na organização, além de resultar em grande benefícios para a empresa.

Se você gostou deste post ou se tem uma experiência com cultura de segurança na empresa, registre aqui o seu comentário. Ele será muito bem recebido.

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, envie um e-mail para [email protected] ou clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This