A sinalização de segurança é um conjunto de avisos visuais e sonoros nas empresas, com a finalidade de orientar as pessoas sobre a melhor maneira de agir diante de um cenário desconhecido. Ela orienta funcionários e visitantes em relação a informações importantes a respeito de um dado setor, ambiente ou situação.

Caso a luz acabe e a sinalização de segurança seja eficiente, será possível sair de um local sem se machucar ou sofrer acidente algum, mesmo sem ter energia elétrica. Pode acreditar: esse tipo de aviso é essencial para qualquer empresa. Além do mais, ele é obrigatório em todas as organizações que tenham colaboradores, conforme a Lei Trabalhista.

Pensando nisso, neste post falaremos sobre os tipos de sinalização e sua importância para a empresa. Acompanhe!

Quais os principais tipos de sinalização de segurança?

Rotas de fuga

Esse modelo de sinalização visa indicar direções de fuga, saídas de emergência ou a localização de um determinado equipamento de segurança para condições emergenciais (alagamento, vazamento de gás, incêndio, entre outros), auxiliando na condução de funcionários e visitantes pelo caminho mais adequado e rápido, diminuindo o risco de tomar a direção errada e complicar ainda mais a situação de emergência.

Placas de EPI

Essa sinalização de segurança tem como objetivo indicar ações ou situações em que será necessário utilizar um determinado Equipamento de Proteção Individual (EPI), a fim de evitar possíveis acidentes de trabalho ou amenizar suas consequências.

Sinalização de aviso ou perigo

Esta é usada com o intuito de alertar os colaboradores de situações e lugares que necessitam de muita atenção e precaução. Além de informar sobre a existência de algum perigo no ambiente em questão, de maneira a evitar acidentes de trabalho.

Sinalização contra incêndio e pânico

Esta norma, válida desde 2005, é a NBR 13434, que orienta todas as imposições técnicas que garantem a segurança contra incêndio e pânico no prédio onde se encontra a empresa.

Esse é um dos tipos de sinalização de segurança formado pela sinalização básica, que se divide em sinalização de proibição, alerta, orientação e salvamento. Além dessas, há a sinalização de equipamentos de combate a incêndio e sinalizações complementares, que estabelecem um conjunto que, dependendo da classificação de risco da empresa,  são adicionadas à sinalização básica.

Por que a sinalização de segurança no local de trabalho é importante?

A sinalização de segurança nas empresas tem um papel muito importante, como maneira de informar os colaboradores dos diversos riscos específicos às suas atividades, guiando-os em ações preventivas e também de proteção, diminuindo o risco de acidentes dentro da organização.

Elas visam a segurança dos funcionários nos ambientes laborais, assim como informar os visitantes a respeito dos caminhos a seguir, dos riscos ou outras informações relevantes. Além do lugar de trabalho, é possível encontrá-las também em caminhões que transportam cargas, por exemplo. Com elas pode-se identificar qual produto está sendo transportado, além de auxiliar em como proceder caso ocorra acidente, derramamento ou incêndio.

Por fim, uma das maiores obrigações de qualquer empresa é assegurar e preservar a segurança de todos os funcionários e pessoas envolvidas. Sem dúvidas, a sinalização de segurança é um dos itens essenciais nesse processo, ajudando a alertar e nortear os profissionais sobre os riscos existentes no local e disponibilizar orientações às pessoas que frequentam a organização.

Dentre as NRs (normas regulamentadoras), a que foca em “sinalização de segurança”, é a NR26. Se tiveres interesse nessa norma, clique aqui.

Se você gostou deste post, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Se você quer saber mais sobre a SAFE, acesse nosso site www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato direto conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This