Grande parte das empresas, principalmente as maiores e mais inovadoras, já perceberam o quanto o ambiente de trabalho pode influenciar no desempenho dos colaboradores. Isso porque os empregados passam a maior parte do dia ali e, se não estiverem confortáveis e felizes no local onde trabalham, dificilmente conseguirão ter um rendimento satisfatório.

Dessa forma, é responsabilidade da organização proporcionar um ambiente no qual o colaborador possa se sentir bem e consiga realizar suas funções com qualidade. Além disso, trabalhar em um local agradável e harmonioso é um fator que estimula a produtividade e, ainda, motiva o empregado a permanecer na empresa.

Você verá, a seguir, como o ambiente é capaz de impactar as relações de trabalho e influenciar o funcionário a realizar suas atividades ainda melhor. Confira!

Colaboração e respeito são fundamentais

Um ambiente agradável e produtivo também é constituído de colaboração. Não há um bom clima organizacional se o local é movido por competições internas não saudáveis e as pessoas não se sentem seguras para confiar umas nas outras.

Portanto, a companhia precisa ter transparência com seus colaboradores e contar com líderes que sejam capazes de engajar os funcionários por meio do respeito, nunca pelo medo.

Também é importante estimular o trabalho em equipe. As pessoas — não só de uma área específica, mas de todos os setores — precisam entender que fazem parte de um mesmo time e devem trabalhar juntas para atingirem os resultados esperados pela organização, sem falar que o trabalho em equipe, normalmente gera melhores resultados e mais duradouros.

Além disso, qualquer forma de preconceito e assédio deve ser extinta da empresa. Não existe a possibilidade de uma empresa ter um bom ambiente de trabalho se ainda apresenta qualquer tipo de comportamento inadequado, seja pela liderança ou entre colegas.

Funcionários saudáveis rendem mais

Um bom local para se trabalhar também favorece a saúde dos empregados e vice-versa, o que ajuda ainda mais a melhorar a produtividade do colaborador.

É claro que todos precisam ter um desempenho satisfatório e realizar suas funções de acordo com o que é esperado pela companhia, mas trabalhar em um local sob extrema pressão e cobrança não faz bem para ninguém. O ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas, o que pode ocasionar estresse em demasia. Assim, o clima geral se torna insatisfatório e o ambiente de trabalho acaba desmotivando o funcionário, em vez de realizar o contrário.

Ainda, quando o empregado precisa se ausentar por licença médica, a empresa fica com a equipe desfalcada e, consequentemente, tem perda de produtividade. Portanto, quanto mais saudável for o ambiente, física e psicologicamente, melhor será a atuação do colaborador em seu trabalho.

Dessa forma, é importante que a organização realize ações e promova campanhas que estimulem o cuidado com a saúde, além de oferecer um ambiente propício e seguro para isso.

Por fim, caso seja possível, oferecer um plano de saúde para os funcionários é uma grande recompensa, além de ser um ótimo atrativo. Para a empresa também há benefícios, pois o colaborador se sente mais seguro e dessa forma pode focar sua atenção e energia no trabalho.

Investir em segurança e boas condições de trabalho é imprescindível

Os equipamentos de proteção individual, ou EPIs, quando necessários, são peças importantes para garantir a saúde do trabalhador, devendo ser fornecidos pela empresa por lei. Além disso, a segurança de todos os locais de trabalho precisa ser verificada com periodicidade, a fim de garantir que os riscos para os colaboradores sejam eliminados. Para se ter ideia, o Brasil tem, em média, um acidente de trabalho a cada 45 segundos.

Nesse contexto é possível citar a manutenção correta de máquinas, computadores e outros aparatos manuseados pelos funcionários, o oferecimento de treinamentos e cursos para a boa execução de tarefas, a higiene  do ambiente de trabalho e áreas de convivência que sejam agradáveis, para que o colaborador consiga recarregar as energias em seu intervalo.

Ter cuidados com a ergonomia favorece a produtividade

Na maioria das jornadas, os colaboradores realizam a mesma tarefa de forma repetitiva e por várias horas. Dessa forma, é fundamental que a empresa tenha cuidados com a ergonomia, ou seja, com a postura corporal e conforto durante as atividades no ambiente de trabalho.

Colaboradores que carregam produtos pesados devem ser avaliados e orientados rotineiramente, assim como acompanhados por um profissional capacitado na área de ergonomia. Dessa forma, é possível garantir a melhor postura e certificar que o limite de cada indivíduo não seja ultrapassado.

Já, trabalhadores que realizam as suas funções sentados, por exemplo, devem ter a sua disposição as mesas de altura adequada e cadeiras com apoio para a coluna, evitando que posturas erradas sejam adotadas. Por fim, os funcionários que passam grande parte do dia em pé devem ter direito a pequenas pausas durante a jornada para se sentar.

É dever da empresa oferecer a eles um ambiente com assentos confortáveis para o descanso, assim como locais em que possam elevar as pernas. É importante ter em mente que as tarefas repetitivas, posturas inadequadas e o estresse formam um ambiente propício para o surgimento de problemas de saúde, o que afastou 22 mil trabalhadores no ano de 2017.

Distribuir estrategicamente o pessoal evita sobrecarga

A carga excessiva de trabalho é, sem dúvida alguma, um dos fatores que mais tem potencial para adoecer os funcionários. Isso porque além do cansaço físico para suprir toda a demanda, também existe o esgotamento da mente, o que prejudica o colaborador em vários aspectos de sua vida.

Como já falado, o muito estresse no ambiente de trabalho não é algo positivo para a produtividade. Além de se sentir pressionado nesse local, é bem possível que o funcionário leve suas preocupações para casa, o que o força a deixar de conviver com sua família e realizar atividades prazerosas, a fim de cumprir com seus compromissos no trabalho. Esse não é um comportamento saudável e não deve ser estimulado pelas empresas.

Um bom ambiente de trabalho gera melhores resultados

Quanto mais o empregado estiver satisfeito com o lugar onde trabalha, melhores serão os resultados da empresa. Sentindo-se bem no ambiente de trabalho, o colaborador se compromete mais facilmente com as metas e objetivos da organização e se empenha cada vez mais para contribuir com a companhia, conseguindo ir além do esperado. Afinal, ele se sente acolhido e quer mostrar resultados.

Assim, investir na qualidade de vida e no bem-estar do funcionário é uma prática essencial para qualquer empresa que queira se manter ativa no mercado e reter talentos. Além do aumento da produtividade, a empresa que tem um bom ambiente organizacional é mais cobiçada pelos profissionais e consegue melhorar sua imagem corporativa.

Agora que você já viu a importância do ambiente de trabalho para a produtividade dos colaboradores, queremos saber o que sua empresa tem realizado ou o que pode fazer para tornar o local ainda melhor. Deixe seu comentário e compartilhe as suas experiências conosco!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This