Apesar de serem essenciais para a vida humana, indústria e meio ambiente estão em constante atrito, pois os meios de produção causam grandes impactos na fauna e flora. Entre todas as indústrias responsáveis pelos danos ambientais, o setor de petróleo lidera o ranking.

Além de contaminarem a qualidade do ar, as indústrias petrolíferas utilizam técnicas para detecção de petróleo que causam desequilíbrio na vida aquática. E ainda há casos de vazamentos, que são responsáveis por destruir a vida marinha e de outros animais que dependem da água para sobreviver.

Neste post, vamos falar sobre os principais danos causados pela indústria ao meio ambiente e como contorná-los. Confira!

Contaminação da água

A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando a ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.

Como consequência, além do desequilíbrio ambiental, essa prática ainda traz sérios danos à saúde da população que vive próxima aos locais contaminados.

NR 37

Devastação de florestas

O crescimento urbano e industrial também foram responsáveis pela devastação das florestas brasileiras, gerando desequilíbrio na fauna e flora. E com a redução da mata mativa, diversos animais e plantas foram extintos ao longo dos anos. Ainda existem espécies ameaçadas e que podem desaparecer do planeta.

Poluição do ar

A poluição do ar também é resultado do atrito entre indústria e meio ambiente, afinal, todos os dias são lançadas toneladas de gases tóxicos (óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono) na atmosfera. Esses gases pioram a qualidade do ar que respiramos e são responsáveis por diversas doenças respiratórias, como bronquite, rinite e asma.

Aquecimento global

Importante ressaltar que existem dois tipos de efeito estufa, o natural e o artificial. Diferente do que muitas pessoas pensam, o efeito estufa natural é importante e é vital para algumas espécies pois tem a função de manter a temperatura em níveis que permitam seu desenvolvimento.

Já o artificial, é o efeito fruto da atividade humana, e que tem um impacto determinante no aquecimento da temperatura global.  A principal causa desse problema é o lançamento de gases tóxicos na atmosfera, devido à utilização de petróleo, gás e carvão.

A destruição das florestas tropicais também contribui com o quadro negativo. Todas essas transformações trazem impactos na forma de calor cada vez mais intenso, chuvas ácidas e mudanças climáticas.

Alternativas para reduzir os impactos

Embora gere problemas, o setor industrial é essencial para a economia e para a vida humana, pois ele é responsável pela produção de bens de consumo e ainda gera milhões de empregos diretos e indiretos. Não dá para imaginar um mundo sem a indústria.

O que as empresas devem fazer é tomar providências para que os impactos negativos no meio ambiente sejam reduzidos. Um bom começo é praticar medidas sustentáveis, como a reutilização da água e o gerenciamento correto de resíduos tóxicos.

Para ajudar nessa difícil tarefa, as indústrias também podem contratar empresas especializadas na gestão de riscos ambientais. Essas companhias são capazes de analisar os impactos que a atividade industrial causa no meio ambiente e propor soluções eficazes para, se não eliminar, ao menos reduzir o problema.

Quando indústria e meio ambiente estão em harmonia, todos são beneficiados: a sociedade, que ganha qualidade de vida; os recursos naturais, que serão preservados; e as organizações, visto que práticas sustentáveis reduzem custos na empresa.

Agora que você conhece os principais impactos causados pela indústria e como reduzi-los, está na hora de entender a importância de uma gestão comprometida com o meio ambiente. Leia o artigo que criamos sobre o assunto!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, acesse www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato conosco, clique aqui.

NR 37

Autor

8 Comments

    • SAFE Reply

      Olá Julio,

      Obrigado pela mensagem e pela confiança. Seu e-mail já está em nosso cadastro. Para que o processo fique completo solicitamos que entre no nosso blog (https://blog.safesst.com.br/) e te inscreva para receber nosso conteúdo em primeira mão.

      Um abraço

    • SAFE Reply

      Obrigado Lucas pelo feedback. É muito importante sabermos que nossos posts estão sendo bem recebidos e agregam valor. Se tiveres alguma sugestão, fique a vontade para nos contar. Um grande abraço

    • SAFE Reply

      Obrigado pela mensagem e pelas palavras Andre. É muito bom saber que o que publicamos é útil. Continue nos acompanhando e enviando seus feedbacks.

    • SAFE Reply

      Que bom Stick, que nosso conteúdo te ajudou. Fique a vontade para acessar nosso blog, que certamente tem muito mais informação. Se precisares de algo, nos acesse pelo contato@safesst.com.br.

      Um grande abraço,

Escreva um comentário

Share This