Toda empresa séria reconhece que a segurança do trabalho constitui um dos investimentos essenciais para o seu sucesso integral. Além disso, a política de segurança de uma empresa também se consolida como um dos principais instrumentos para obtenção de redução de seu custo de produção.

Nesse sentido, a melhoria da produtividade resultante tanto do desempenho mais eficiente como da redução de perdas por fatores ocupacionais diversos, oferece efetiva contribuição. Assim, ao reduzir o número de acidentes, por exemplo, a segurança do trabalho se apresenta como um importante agente para a manutenção e incremento dos resultados da empresa.

Continue com este post e saiba como reduzir o custo de produção melhorando a segurança no trabalho.

Como a segurança no trabalho ajuda na redução de custos?

As principais contribuições da segurança do trabalho na redução de custos da produção residem no esforço para a manutenção da continuidade dos trabalhos e no melhor resultado oferecido pelas equipes. Como consequência, o trabalhador bem assistido nos ditames da segurança laboral pode oferecer toda a sua eficiência no desempenho de suas atribuições, como também toda sua motivação uma vez que percebe que a organização para a qual trabalha se interessa e se preocupa com seu bem-estar, sua saúde e com sua segurança.

Além disso, despesas significativas resultantes do descumprimento das normas de segurança elevam ainda mais os custos finais da empresa. São custos extras resultantes de acidentes que se tornam mais comuns, assim como aqueles oriundos de encargos fiscais consequentes do descumprimento da legislação.

Um ponto pouco explorado na análise de custos evitados a partir de ações de segurança do trabalho, são os custos com planos de saúde. Sabemos que nas renovações, os índices são diretamente proporcionais à sinistralidade, ou seja, quanto mais se usa o plano, mais alto são os índices para renovação do plano. Dessa forma se evitarmos acidentes ou doenças ocupacionais, baixamos também esses índices e poupamos muito dinheiro.

Com essa perspectiva, os principais resultados da segurança do trabalho na redução de custos podem ser assim relacionados:

  • reduz os custos patrimoniais resultantes de acidentes;
  • reduz os afastamentos provocados por acidentes do trabalho;
  • evita paralisações na produção;
  • evita custos fiscais e judiciais (multas e encargos);
  • diminui os custos com renovação dos planos de saúde;
  • melhora a produtividade.

Qual a relação entre segurança do trabalho e produtividade?

A segurança do trabalho, de modo geral, afeta diretamente a produtividade da empresa. Basta considerar, por exemplo, o afastamento de um colaborador e sua substituição por outro, quase sempre com menos experiência.

Por sua vez, quanto mais seguro e saudável estiver o colaborador, mais facilmente é capaz de alcançar os melhores níveis de produtividade. O mesmo é válido para as instalações e para o ambiente de trabalho.

Considere, ainda, que os cuidados oriundos dos princípios de segurança do trabalho conduzem a constantes treinamentos que aperfeiçoam as atividades desenvolvidas, melhorando a eficiência. Da mesma forma, as rotinas de verificação e manutenção de máquinas e equipamentos com vistas à sua segurança operacional reduzem significativamente as paradas resultantes de falhas mecânicas ou elétricas.

O que fazer para garantir a segurança no trabalho em sua empresa?

A fim de garantir a efetiva segurança no trabalho, a empresa deve buscar desenvolver uma política de segurança que deixe claro para os seus colaboradores que se trata de um importante valor institucional. Desse modo, medidas essenciais são tomadas com objetivo de:

  • garantir o cumprimento das normas de segurança;
  • identificar os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho;
  • capacitar permanentemente as equipes;
  • disponibilizar os equipamentos de proteção (individuais e coletivos) pertinentes;
  • promover a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos;
  • manter as equipes motivadas para os cuidados referentes à segurança no trabalho;
  • dispor de uma boa consultoria em segurança do trabalho.

Agora que você viu como a melhoria da segurança pode reduzir o custo de produção, conheça mais sobre a importância da segurança do trabalho para a empresa.

Autor

Escreva um comentário

Share This