Ansiedade no trabalho: como esse problema afeta a vida dos profissionais?

A ansiedade no trabalho é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Afinal, trata-se de um mal que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, responsáveis pela concessão de 288.041 benefícios por incapacidade em 2023, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, por meio da Portaria GM/MG nº 1.999/23, o Ministério da Saúde incorporou os transtornos ansiosos no rol de doenças ligadas ao ambiente de trabalho. Então, pensando em como a ansiedade pode gerar impactos bastante prejudiciais para a saúde e bem-estar dos funcionários, elaboramos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é ansiedade no trabalho?

Trata-se de um estado emocional que se caracteriza pelos sentimentos de apreensão, nervosismo e preocupação sobre os fatos e atividades ligadas ao ambiente laboral.

Ainda, é uma sensação comum do indivíduo perante pressões e desafios no trabalho. No entanto, pode se tornar um problema quando acontece de maneira frequente e intensa, levando à redução significativa da capacidade de desenvolver as funções de forma eficiente.

Quais são suas principais causas?

Entre as principais causas da ansiedade no trabalho estão:

Quais os sintomas da ansiedade no trabalho?

Os sintomas da ansiedade no trabalho podem impactar nos aspectos físicos, mentais e comportamentais.

Físicos

  • suores frios;
  • taquicardia, palpitações e dor ou aperto no peito;
  • respiração ofegante ou falta de ar;
  • insônia e outros distúrbios relacionados ao sono;
  • dor de cabeça;
  • desconforto estomacal;
  • sensação de fraqueza, fadiga ou tensão muscular;
  • tremores, dormência ou formigamentos nas mãos ou demais regiões do corpo.

Mentais

  • nervosismo;
  • atitude negativa em relação ao trabalho;
  • depressão;
  • sensação de sobrecarga e incapacidade de lidar com as coisas.

Comportamentais

  • mudança de humor;
  • faltas no trabalho;
  • relacionamentos interpessoais ruins;
  • isolamento;
  • diminuição de iniciativa e produtividade;
  • incapacidade de lidar bem com os prazos;
  • problemas com a liderança e colegas de trabalho.

Quais as consequências da ansiedade no trabalho?

A ansiedade do trabalho influencia diretamente no desempenho profissional e no bem-estar mental dos funcionários, o que pode ocasionar falta de motivação, erros no desempenho das atividades, bem como surgimento de outras doenças. Além disso, os sintomas podem levar ao afastamento do trabalho, tendo em vista que o colaborador pode ficar incapacitado de exercer suas funções laborais.

Como lidar com essa situação?

É importante que a empresa conte com recursos e apoio para lidar com a ansiedade no ambiente profissional, por exemplo, contando com uma equipe de suporte psicológico, que poderá orientar de forma mais eficaz os próximos passos.

Caso a empresa não tenha esse tipo de suporte, o ideal é buscar ajuda de profissionais qualificados, que poderão dar o diagnóstico adequado e recomendar as melhores práticas para a gestão da companhia.

Como controlar a ansiedade no trabalho?

Existem algumas medidas que podem ser aplicadas para reduzir o índice de ansiedade no trabalho. A seguir, veja as principais!

Promova um ambiente de trabalho saudável

É indispensável prezar por um ambiente de trabalho que priorize a qualidade de vida, comunicação eficaz e respeito mútuo entre todos os profissionais. Além disso, é necessário providenciar todos os recursos essenciais para que os integrantes do time possam realizar suas tarefas adequadamente.

Treine as lideranças

Os gestores e os líderes devem ser treinados para lidar com situações referentes à saúde mental. Ainda, é necessário tentar evitar ou, no mínimo, saber gerenciar as questões de trabalho que desencadeiam a ansiedade, por exemplo, prazos apertados, jornada laboral excessiva etc.

Crie políticas de saúde mental

Desenvolva políticas de compromisso com a saúde mental dos funcionários, como palestras sobre autocuidado — práticas de exercícios físicos, alimentação adequada e sono de qualidade —, coberturas de tratamentos ligados à saúde mental no plano oferecido pela organização, eventos para fortalecer os laços interpessoais da equipe etc.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ansiedade no trabalho, é importante aplicar as práticas de prevenção, além de monitorar o time para identificar esse tipo de problema e planejar as melhores ações para lidar com ele na empresa.

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