Índice de absenteísmo: quais as causas e consequências?

Uma empresa precisa monitorar diversos indicadores para saber se seus objetivos estão sendo alcançados e suas metas atingidas. Entre eles, está o índice de absenteísmo, que é a ausência do funcionário no trabalho por motivos que não sejam os descansos previstos no contrato, como, faltas e atrasos, por exemplo.

Para o sucesso de um negócio, é essencial contar com uma equipe produtiva e comprometida. Sendo assim, é necessário realizar um controle efetivo para averiguar se a quantidade de faltas está dentro da normalidade e identificar as causas do problema.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o índice de absenteísmo nas empresas. Confira!

Quais as principais causas do absenteísmo?

O absenteísmo pode ter várias razões. Entre as principais, estão:

  • qualidade do clima organizacional — um ambiente conturbado, em que não existe uma convivência harmônica e pacífica entre os integrantes do time, contribui para as faltas frequentes dos colaboradores;
  • desmotivação — condições de trabalho não favoráveis, imposições de metas inalcançáveis, pressão em excesso ou falta de qualificação da gestão também influenciam a ocorrência de faltas e atrasos;
  • problemas de saúde — muitas faltas acontecem por problemas de saúde do funcionário, que precisa se ausentar do local de trabalho por alguns dias;
  • acidentes de trabalho — o aumento no índice de acidentes é outra razão que aumenta o índice de absenteísmo;
  • falta de infraestrutura — realizar as atividades em um local que não propicia a execução adequada dos serviços gera falta de comprometimento dos colaboradores.

Quais são os tipos de absenteísmo?

Para entender como diminuir o absenteísmo na empresa, é importante conhecer seus tipos.

Absenteísmo justificado

São as faltas justificadas e que a organização já espera. Ou seja, o funcionário informa que precisará faltar por um período. Como não acontece por imprevistos, o gestor consegue organizar os processos durante a ausência desse integrante na equipe. É o caso das licenças por problemas de saúde.

Absenteísmo injustificado

São as faltas imprevisíveis, em que o trabalhador deixa o trabalho sem autorização da empresa e sem informar a causa. Por exemplo, falta de motivação e insatisfação com o ambiente laboral.

Presenteísmo

No presenteísmo, o funcionário está ali apenas fisicamente, mas seu emocional está distante. Ou seja, há uma presença parcial. Ele comparece ao local de trabalho, executa suas tarefas, mas sua produtividade e seu desempenho sofrem uma queda. São exemplos as causas pessoais.

Quais são suas principais consequências?

As principais consequências de um índice de absenteísmo elevado para a empresa são:

  • sobrecarga de trabalho para os outros membros do time;
  • aumento da rotatividade, que gera custos com demissão, contratação e treinamento de novos colaboradores;
  • queda na produtividade;
  • redução da lucratividade;
  • maior vulnerabilidade a acidentes de trabalho;
  • conflitos internos, que prejudicam o clima da organização;
  • atrasos nas entregas;
  • diminuição da qualidade do produto ou serviço entregue;
  • aumento das horas extras para que outros trabalhadores executem as tarefas dos ausentes.

Como calcular o índice de absenteísmo?

Para fazer o cálculo do índice de absenteísmo, a primeira medida é multiplicar a quantidade de funcionários pelo número mensal de horas de trabalho esperadas. Por exemplo:

  • há 20 funcionários e cada um trabalha oito horas por dia, no total de 22 dias por mês: 20 × 8 × 22 = 3.520 horas deveriam ser trabalhadas no mês.

O passo seguinte é considerar atrasos, faltas e saídas antecipadas de cada colaborador e converter em horas. Vamos supor o seguinte cenário:

  • os 20 colaboradores atrasam 30 minutos: 20 × 30 = 600 minutos de atraso, ou seja, 10h totais;
  • também, cada falta no mês equivale a um dia de trabalho (menos oito horas, que é a jornada laboral): 20 × 8 = 160h de faltas.

Agora, é preciso somar 10h de atrasos + 160h de faltas = 170 é o total de horas perdidas. Por fim, basta dividir esse número pelo total que deveria ser trabalhado e multiplicar por 100:

  • 170h / 3.520h × 100 = 4,82% é o índice mensal de absenteísmo na empresa.

No geral, o índice aceitável é de até 4%, o que significa que o resultado da organização do exemplo está elevado.

Agora que você entende a importância do índice de absenteísmo, pode contar com uma ajuda especializada para manter o valor dentro dos parâmetros e evitar consequências para colaboradores e empresa.

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