Bem-estar no trabalho: entenda a importância de se preocupar com a saúde do colaborador
Durante a sua jornada laboral, o funcionário pode passar por alguns momentos desafiadores, por exemplo, conflitos com a equipe, pressões e cobranças por resultados e demais situações que podem ocasionar estresse e demais problemas prejudiciais à sua saúde. Sendo assim, é importante que a empresa entenda a importância de prezar pelo bem-estar no trabalho, tendo em vista que o colaborador é o principal patrimônio do negócio.
Quer saber os motivos pelos quais é preciso cuidar da saúde, bem-estar e integridade física da equipe? Então, continue a sua leitura!
Diminui a quantidade de afastamentos
Um ambiente com aspectos negativos tanto em sua estrutura física quanto emocional pode ocasionar vários prejuízos para a saúde do profissional, que podem levar ao aumento do número de afastamentos.
Para evitar que a produtividade seja afetada e que os funcionários apresentem uma performance baixa, muitas organizações promovem, por exemplo, atividades de prevenção ao surgimento de doenças ocupacionais, ginástica laboral, atendimento com um psicólogo, entre outros.
Retém os talentos
Uma empresa que preza pelo bem-estar de sua equipe dificilmente terá funcionários insatisfeitos e em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. Além de menos gastos com demissões e treinamentos de colaboradores recém-admitidos, a retenção de profissionais significa a chance de cultivar talentos com alta experiência.
Do contrário, quando a companhia negligencia essa questão, há pouco vínculo e sensação de pertencimento por parte dos trabalhadores, o que gera impactos negativos no que se refere à formação de líderes e criação de uma imagem positiva da empresa, além de, também, contribuir negativamente para a atração de novos talentos.
Melhora as relações dentro da organização
Quando os níveis de incômodo físico, conflitos e estresse são mitigados, os funcionários tendem a cultivar melhores relacionamentos dentro da empresa. Isso ocorre pelo fato de que, prevalecendo o trabalho em equipe, sendo de colaboração e bem-estar, os serviços fluem de forma natural.
Também, quando a organização promove práticas em prol da saúde coletiva, o profissional se sente valorizado e reconhecido como importante, o que colabora para a construção da credibilidade da marca.
Promove a imagem da empresa
A companhia que não leva a sério o bem-estar dos integrantes da equipe transmite aos funcionários a imagem de descompromisso com os aspectos sociais e com a integridade no ambiente laboral. Essa imagem construída pelo mercado causa, entretanto, impactos na própria credibilidade do negócio, o que pode gerar a queda da fidelização e migração de clientes e, consequentemente, impactos no crescimento da organização.
Melhora os lucros do negócio
Quando o funcionário se sente motivado para o trabalho, a expectativa é que produza mais e realize suas atividades com qualidade. Isso, sem dúvida, é muito relevante para a organização, que pode otimizar a força de trabalho do time para alcançar os resultados desejados. Outra questão é que a diminuição de taxas de afastamento e absenteísmo mitiga despesas por fatores de saúde e possibilita que os recursos financeiros sejam melhor aproveitados.
Agora que você já sabe quais são as vantagens de prezar pelo bem-estar no trabalho, é importante repensar sobre as ações mais adequadas e que vão colaborar para a criação de uma equipe motivada, produtiva e disposta a contribuir para o crescimento da empresa.
Achou este artigo interessante? Então, aproveite sua visita no blog para entender um pouco mais sobre saúde mental no trabalho de alta pressão.
Se você tiver curiosidade e quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.