O que é e como identificar o presenteísmo? Saiba!

O presenteísmo é um dos indicadores que, assim como o absenteísmo, ajuda a empresa a perceber o distanciamento dos colaboradores ou a ausência de engajamento. Para tanto, as lideranças e o RH da organização devem prestar atenção aos sinais emitidos a fim de avaliar a situação e encontrar as melhores soluções.

Esse acompanhamento é essencial para evitar maiores problemas se a condição não for resolvida. É o caso da piora da saúde do trabalhador, como aponta um estudo apresentado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e publicado na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Assim, pode resultar em afastamentos e até na perda de talentos da empresa.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba o que é e como identificar o presenteísmo.

O que é o presenteísmo?

Presenteísmo é a condição de trabalho interna, pessoal, na qual o colaborador está fisicamente em seu ambiente laboral, mas com grande dificuldade de concentração para suas funções. Essa é uma experiência normal, que ocorre com qualquer pessoa, uma ou outra vez. Porém, foge da normalidade quando vai além disso.

Por um lado, o presenteísmo pode ser resultante, por exemplo, de dificuldades financeiras enfrentadas pelo colaborador ou por questões de saúde sua ou com a família. Situações pontuais podem ter diversas causas, mas tendem a se reduzir à medida que os problemas se encaminham para solução.

Por outro lado, pode ter origem na insatisfação sentida por esse colaborador em relação à empresa ou ao seu relacionamento com a liderança. Nesse caso, não há um problema pessoal, mas um desgosto com o seu trabalho. De todo modo, deixa de existir qualquer engajamento ou sentimento de vínculo com a organização.

Principais causas do presenteísmo

O presenteísmo alcança colaboradores de ambos os sexos e pode ter diferentes origens. Suas principais causas costumam ser:

  • distúrbios de saúde;
  • problemas familiares;
  • dificuldades financeiras;
  • estresse;
  • jornada excessiva de trabalho;
  • relações conflitantes com a liderança;
  • perda de autoestima (ausência de feedback, falta de oportunidades).

Qual a diferença entre presenteísmo e absenteísmo?

Como você sabe, o absenteísmo é o indicador que mostra as ausências dos colaboradores no trabalho. Por algum motivo, como de saúde, alguma demanda familiar ou desinteresse que começa a sentir pela empresa, o colaborador não aparece para trabalhar.

Já no presenteísmo, o profissional comparece ao trabalho, registra sua presença, mas sua produtividade costuma ser muito baixa, pois ele não está presente mental ou emocionalmente.

Por sua natureza, o absenteísmo é muito fácil de ser detectado, uma vez que é apontado pela ausência do colaborador. O presenteísmo, no entanto, demora mais para ser percebido, especialmente porque tende a ser progressivo, até que se vislumbre sua ocorrência.

Como identificar o presenteísmo?

A identificação do presenteísmo requer medidas proativas por parte da empresa. Na verdade, inicialmente, uma autoanálise do clima organizacional pode indicar situações que predispõem aquela condição: climas ruins tendem a provocar o distanciamento emocional dos colaboradores.

Ao mesmo tempo, alguns sinais podem ser importantes indicativos da incidência do presenteísmo para determinado trabalhador. Veja os principais:

  • queda na produtividade;
  • distanciamento dos colegas;
  • necessidade de verificação da hora a todo instante;
  • descuido com a aparência;
  • desinteresse generalizado, inclusive com a própria carreira.

Como você pôde ver, o presenteísmo pode surgir entre os colaboradores por razões pessoais ou por algum aspecto de gestão. De toda forma, o RH da empresa sempre deve estar atento aos sinais que a condição emite a fim de poder intervir a tempo de reverter a situação.

Quer conferir mais conteúdos para melhorar a gestão da sua empresa? Curta nossa página no Facebook.

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This