Veja 6 medidas de prevenção de acidentes para adotar na empresa
Você sabia que 612,9 mil acidentes de trabalho, 2,5 mil tendo como consequências mortes, foram registrados no Brasil em 2022? Sendo assim, é indispensável que as empresas tomem as medidas necessárias para evitar que a segurança, a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores sejam afetados, além de reduzir os índices de afastamentos e indenizações. Para que isso ocorra, contar com medidas de prevenção de acidentes eficazes é fundamental.
Isso porque se trata de um conjunto de práticas aplicadas com base nas normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) com a finalidade de promover um ambiente de trabalho salubre e seguro e, assim, minimizar os riscos e danos aos funcionários. Mas você sabe como implementá-las na empresa? Confira algumas dicas!
1. Realize o mapeamento dos riscos
Uma análise completa precisa ser feita no local, onde serão identificados todos os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no decorrer da sua rotina de trabalho. Essa prática colabora para a prevenção de eventuais acidentes, já que será possível adotar estratégias que vão servir para reduzir os riscos do dia a dia.
2. Elabore um plano de prevenção
Esse plano de prevenção é um documento importante para uma gestão efetiva dos acidentes e doenças no trabalho, já que nele estarão registradas todas as medidas aplicadas na empresa, simplificando o processo de controle dos riscos. Entre as informações que precisam ser apontadas, estão:
- mapa de riscos da organização;
- relação de EPIs usados em atividades específicas;
- padronização de processos;
- método de documentação e comunicação de acidentes.
3. Conscientize a equipe sobre o uso de EPIs
A disponibilização e a conscientização do uso de EPIs adequados para o desempenho das atividades é essencial na prevenção de acidentes que podem atingir o ambiente laboral, a integridade física, o bem-estar e a segurança dos trabalhadores.
Equipamentos como óculos de proteção, luvas, capacetes, máscaras, entre outros, impedem que o colaborador seja exposto aos riscos que podem comprometer a sua saúde, bem como a produtividade no trabalho.
Dessa forma, verificar a qualidade dos itens usados e oferecer os dispositivos apropriados é uma responsabilidade que o gestor deve atentar, além de trocá-los imediatamente caso verifique que não oferecem mais proteção, seja por alguma característica ou expiração da data de validade.
4. Ofereça treinamento aos colaboradores
Outro ponto relevante é atualizar os profissionais quanto as principais normas de segurança do trabalho e, assim, evitar orientações desatualizadas ou que as normas sejam esquecidas pelos trabalhadores. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, palestras, workshops e demais eventos.
5. Implemente programas de gestão e controle
A gestão e o controle do ambiente laboral requerem a verificação de que os setores estão em conformidade com as principais normas exigidas, além de confirmar que os integrantes da equipe estão realizando suas atividades com segurança. Para isso, é necessário adotar programas como:
6. Desenvolva projetos com a CIPA sobre a prevenção de acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é constituída por representantes indicados pela empresa e outros eleitos pelos funcionários. Tem o objetivo de manter a segurança no trabalho, elaborar regras para organização e monitorar o cumprimento e eficácia delas.
Também auxilia os trabalhadores lesionados, acompanha o afastamento e o retorno ao trabalho, bem como estabelece medidas que possam evitar possíveis problemas. Além disso, promove campanhas de conscientização e demais atividades que vão contribuir para a saúde física e mental dos funcionários.
Entendeu a importância das medidas de prevenção de acidentes? Contar com empresas como a SAFE é fundamental para uma gestão de riscos efetiva, tendo em vista a sua experiência em consultoria e assessoria em saúde ocupacional, o que vai contribuir para a formação de colaboradores alinhados com as políticas de redução de acidentes e doenças ocupacionais da organização.
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