RH e saúde ocupacional são parceiros de uma mesma jornada em prol do bem-estar e da segurança dos colaboradores, assim como de seu melhor desempenho. O setor de pessoal da empresa apresenta importante papel nessa relação, sobretudo como responsável pelas informações necessárias para a adequada gestão da saúde no trabalho.

É necessário, no entanto, conhecer a interface de atuação dessas duas áreas e, desse modo, colher os melhores resultados. Quando sua empresa conta com uma assessoria especializada, esse relacionamento é ainda mais significativo e proveitoso.

Continue com a leitura e entenda essa importante relação entre RH e saúde ocupacional.

Saúde e segurança do trabalho como prioridade

A importância da saúde ocupacional e da segurança do trabalho vem ganhando destaque sistematicamente. Por todo o mundo, o cuidado com a saúde ocupacional dos colaboradores é visto como iniciativa estratégica, uma vez que está relacionado às conquistas de desempenho e produtividade.

Nesse sentido, a equipe de RH tem participação essencial no alcance dos resultados pretendidos. As principais interfaces do setor com as áreas de saúde e de segurança do trabalho serão abordadas a seguir.

Papel do RH nesse contexto

Os profissionais de RH na empresa têm, entre outras, as atribuições de garantir que os cuidados de gestão da saúde e da segurança laboral dos funcionários sejam seguidos. Especificamente, são responsáveis por iniciativas que facilitam e promovem esses cuidados ocupacionais em diversas frentes.

Comunicação mais assertiva

A comunicação é essencial para fazer chegar a cada colaborador os princípios e cuidados em saúde e segurança do trabalho que devem ser adotados. Com esse fim, o RH deve almejar o engajamento de todos os funcionários para o desenvolvimento de uma cultura interna que priorize essas áreas.

Estímulo ao aprimoramento profissional

Os gestores de RH devem considerar as necessidades de treinamento constante para viabilizar o aprimoramento profissional dos trabalhadores. Para isso, devem fomentar a capacitação permanente orientando para os cuidados com a saúde e com a segurança no ambiente de trabalho em todas as atividades.

Informações mais concretas e centralizadas

Cada colaborador é único, embora esteja executando atividades comuns a outros colegas. Mas suas características pessoais fazem com que as desempenhe com mais ou menos facilidade.

Por esse motivo, é essencial poder centralizar as informações a respeito de cada funcionário em um profissional de RH. Isso ajuda a reduzir significativamente as possibilidades de erros ou equívocos quanto aos inúmeros dados e informações, sobretudo quanto à saúde ocupacional de cada um.

Apontamento da necessidade de contratação de ajuda profissional

O setor de RH, pelo conhecimento que detém, deve apontar as áreas da empresa nas quais é recomendável a contratação de profissionais, terceirizando a atividade. Assim, por exemplo, os trabalhos de saúde ocupacional podem ser conduzidos por uma empresa habilitada e contratada para esse fim.

Importância da assessoria especializada

A saúde ocupacional e a segurança do trabalho são áreas cada vez mais especializadas. Desse modo, as medições de risco no ambiente de trabalho e os exames médicos que devem ser realizados, entre outros procedimentos, precisam ser conduzidos por pessoal capacitado e experiente.

Nessa hora, a grande parceira do RH para a sua empresa é a assessoria especializada em saúde ocupacional e segurança do trabalho. Os profissionais experientes podem capacitar, treinar e avaliar todos os trabalhadores, assim como conduzir o monitoramento de saúde ocupacional determinado pela legislação.

Desse modo, além de ficar em dia com as exigências legais, sua empresa vai cuidar da saúde e da segurança de seus colaboradores. Com isso, observa-se, por exemplo, a redução do absenteísmo, o crescimento da autoestima dos funcionários e a melhoria no desempenho.

Assim, fica mais fácil entender a relação entre RH e saúde ocupacional e a importância da adequada integração desses setores da organização.

Gostou do post? Então clique aqui e acesse nosso blog com muito mais informações a respeito de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente ou entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa sobre essas matérias para sua empresa.

Quer conhecer mais sobre a SAFE? Então acesse www.safesst.com.br.

Autor

Escreva um comentário

Share This