QSMS-RS: o que é, qual sua importância e quais são as certificações?

Acidentes e incidentes de trabalho podem ocorrer em qualquer tempo e em qualquer empresa. Minimizar as possibilidades é o principal objetivo do sistema integrado de gestão QSMS-RS.

Sua adoção vem ganhando cada vez mais força, tornando-se presente nas empresas de sucesso, em especial pela integração que promove entre os setores que envolve. Mas, afinal, o que é QSMS-RS?

Continue a leitura e descubra ainda qual a sua importância para as organizações.

O que é QSMS-RS?

QSMS-RS é a sigla para o sistema de gestão que integra as áreas de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social na condução de uma empresa. O resultado dessa integração é a transformação do ambiente de trabalho tornando-o mais produtivo, seguro e saudável.

Além disso, o sistema incorpora um aspecto essencial na condução das organizações modernas: a ética. Assim, seu componente de responsabilidade social completa a abordagem holística com que a gestão QSMS-RS opera, constituindo para a empresa uma grande vantagem competitiva.

Qual a sua importância para as empresas?

Integrar setores tão vitais para uma organização qualifica seus produtos e serviços, gera segurança e garante a sustentabilidade do negócio. Desse modo, a adoção de uma gestão fundamentada no sistema QSMS-RS promove o aprimoramento e o crescimento da empresa, especialmente pela força da integração dos setores que envolve.

A gestão integrada do sistema QSMS-RS tem especial importância para as empresas cuja natureza das atividades apresenta riscos de acidentes e incidentes laborais. Nesse sentido, os ganhos obtidos podem ser assim relacionados:

Quais as certificações envolvidas?

A certificação da empresa varia principalmente em razão do segmento em que atua. Apesar disso, existem normas que se aplicam de maneira geral às certificações QSMS-RS, como mostramos a seguir.

ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação ISO 9001 é a norma certificadora mais conhecida em todo o mundo, sendo adotada por praticamente todas as empresas de sucesso. Seu intuito é promover a implantação de um sistema de gestão que busca a otimização dos processos.

Nesse sentido, é uma forma de aprimoramento e de correção de processos ineficientes da empresa, além de garantir a documentação da cultura organizacional. Sua presença reflete a segurança e a confiança que o mercado espera.

ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental

As orientações para certificação ISO 14001 auxiliam a empresa a se tornar mais sustentável. Assim, aspectos relacionados com compras e estocagem até desenvolvimento de produtos e distribuição são aprimorados a fim de reduzirem seus respectivos impactos sobre o meio ambiente.

Uma empresa certificada por essa norma demonstra preocupação com a sustentabilidade de sua atuação. Desse modo, aprimora o seu desempenho em qualquer processo desde a produção até a logística reversa de seus produtos já disponibilizados no mercado.

ISO 45001: Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

Essa é a norma certificadora que trata diretamente das questões de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ocorrentes na empresa. A ISO 45001 orienta o gerenciamento de riscos identificados, a fim de promover a prevenção de acidentes e o surgimento de lesões resultantes das atividades laborais.

O objetivo final é a garantia de um ambiente de trabalho mais seguro e mais saudável para todos os colaboradores. Assim, com foco no reforço da necessidade de ações preventivas, sua implantação deve alcançar todos os níveis da organização para haver sustentabilidade.

Como se vê, QSMS-RS permeia todas as atividades da empresa, facilita a gestão dos setores que alcança e qualifica a organização com grande vantagem competitiva.

Entre em contato conosco e saiba como transformar sua empresa em um ambiente seguro e saudável.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.