O que é ciclo de vida do produto? Entenda sua relação com a gestão ambiental

Hoje em dia, a responsabilidade ambiental das empresas e consumidores é algo que está em primeiro plano na maior parte do tempo. Para minimizar qualquer impacto ambiental negativo, estão sendo criados novos padrões de qualidade e regras que todas as empresas devem seguir. Um desses padrões é estabelecido pela ISO 14001, diz respeito ao ciclo de vida do produto e como isso impacta o meio ambiente.

Para poder melhorar a atuação do seu negócio dentro desses limites, é importante entender o conceito de ciclo de vida do produto, como ele se aplica ao seu negócio e o que você pode fazer para melhorar seus padrões. Dependendo do setor em que você atua, comprovar a responsabilidade ambiental da empresa pode ser uma forte exigência além de uma vantagem competitiva bastante interessante.

Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar o que é o ciclo de vida do produto, quais são as disposições da ISO 14001 e como aplicar esse conceito à sua gestão ambiental. Acompanhe.

O que é o ciclo de vida do produto?

Dentro da gestão ambiental, o ciclo de vida diz respeito a todo o trajeto necessário para que um produto chegue ao consumidor final. Do ponto de vista da ISO 14001, isso inclui a extração de matéria-prima, a elaboração do projeto, a produção em si, o transporte do produto, seu uso, tratamento pós-uso e descarte final.

Ao longo desse ciclo, há emissão de gás carbônico e geração de resíduos, os quais devem ser levados em conta para definir o impacto ambiental real da sua produção. Mesmo que não haja grandes perdas até o ponto da fabricação, se o produto em si não é biodegradável, por exemplo, o tratamento pós-uso e o descarte vão precisar de atenção especial.

O que dispõe a ISO 14001?

A ISO 14001 é uma certificação usada para identificar se a empresa atende aos requisitos de gestão ambiental em seu planejamento de produção. Isso inclui todas as etapas do ciclo de vida do produto, não apenas aquelas diretamente sob controle da empresa.

Para que ele seja completo, é necessário incluir os seguintes estágios na descrição desse ciclo:

  • Aquisição de matéria-prima: processo de extração do material, seu refinamento e possíveis impactos gerados no processo;
  • Projeto: planejamento da produção, levando em conta as exigências ambientais;
  • Produção: confecção do produto e consideração do impacto do processo;
  • Transporte/Entrega: deslocamento do produto até seu usuário final, considerando emissão de gazes nos meios de transporte e necessidade de proteção/tratamento;
  • Uso: impactos gerados diretamente no uso/consumo do produto;
  • Tratamento pós-uso: necessidade de realizar um preparo antes do descarte;
  • Disposição final: método adequado de descarte.

Por exemplo, se o produto exige algum tratamento especial antes do descarte ou durante o transporte para evitar danos ambientais, então é responsabilidade da empresa comunicar essas especificações. Da mesma forma, é seu trabalho zelar para que seus parceiros cumpram suas próprias responsabilidades sociais.

Como aplicar o ciclo de vida do produto à gestão ambiental?

A relação entre o conceito de ciclo de vida e de responsabilidade social é bem evidente. Entender qual é o processo completo para a produção e entrega de um produto, assim como seu descarte, é fundamental para avaliar o impacto gerado pelo seu negócio. Ao projetar seus produtos, é importante levar em consideração também as exigências ecológicas para minimizar possíveis impactos negativos no meio ambiente e na saúde da população como um todo, seja mudando materiais ou alterando seus processos produtivos e métodos de transporte.

Agora que você entende melhor o conceito de ciclo de vida do produto, é hora de começar a usá-lo em sua gestão ambiental. Para ter mais longevidade, é necessário ter um negócio sustentável.

Achou este artigo útil? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem esse tema.

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This