A sua empresa busca o sucesso, não é mesmo? No entanto, também existe uma preocupação crescente com a preservação do meio ambiente no qual ela atua — tanto por parte das organizações quanto do governo e da população.

As leis relacionadas à preservação ambiental, assim como a valorização de marcas sustentáveis por parte dos clientes, são evidências dessa preocupação. É aí que entra a ISO 14001 como um dos esforços para garantir o desenvolvimento sustentável das organizações que atuam ao redor do mundo.

Portanto, se você também quer fazer parte dessa mudança, é essencial que entenda mais sobre essa norma. Leia este artigo, entenda o que é ISO 14001 e descubra como ela pode ajudar a sua empresa a crescer!

Afinal, o que é ISO 14001 e quais são seus propósitos?

ISO é a sigla em inglês para Organização Internacional de Normatização, reunindo um conjunto de normas para garantir que as empresas e outras instituições atinjam níveis máximos de qualidade em seus processos, serviços e produtos. Dessa forma, existem várias ISO’s, cada uma atuando em determinados setores e áreas da empresa.

A ISO 14001 é uma delas, sendo a norma que regulamenta a atuação sustentável da empresa. Ela tem como principal objetivo a união de preservação ambiental aos lucros da empresa, possibilitando que as organizações cresçam e se desenvolvam de forma sustentável e garantindo a preservação do meio ambiente.

Quais os benefícios de adotar a ISO 14001 na empresa?

As normas ISO não são obrigatórias para nenhuma empresa. No entanto, atuar de forma aderente a elas e, inclusive, conseguir uma certificação ISO 14001 pode gerar uma série de benefícios para o seu negócio. Entenda agora quais são eles!

Promove a preservação do meio ambiente

A ISO 14001 oferece uma série de padrões para processos, produtos e serviços que buscam a preservação do meio ambiente. Dessa forma, ao implementá-la, você é capaz de atuar de forma sustentável, garantindo a preservação da flora, fauna, recursos naturais e, inclusive, cultura do local no qual a empresa atua.

Melhora a imagem da sua marca

Os clientes também buscam uma atuação sustentável no mundo. E uma forma de fazer isso é dando prioridade para marcas que se preocupam com o meio ambiente. Isso significa que o certificado ISO 14001 mostra que a sua empresa faz parte desse grupo, trazendo um diferencial competitivo e melhorando a imagem da sua marca.

Reduz custos

A preservação do meio ambiente vem aliada à redução do desperdício. Portanto, a ISO 14001 também auxilia na redução de custos na empresa, uma vez que permite que você utilize os recursos de forma consciente, otimizada, economizando sempre que possível.

Evita multas ambientais

Por fim, a ISO 14001 também permite que a sua empresa atue dentro da legislação ambiental do país. Dessa forma, ela evita uma série de multas ambientais, economizando recursos e garantindo uma boa reputação para a marca da sua empresa.

Como implementar a ISO 14001?

Diante de tantos benefícios, é hora de entender como implementar a ISO 14001 na sua empresa. Para isso, é importante que você revise todos os produtos e serviços da organização, identificando formas de se adequar às normas.

Nesse aspecto, uma consultoria especializada pode ser a sua maior aliada. Por possuir experiência na área, esse tipo de empresa pode ajudar a diagnosticar problemas na sua organização e ainda traçar planos de ação e estratégias para a adequação às recomendações da ISO 14001.

Garantir a preservação do meio ambiente é um dever de todas as organizações, inclusive do seu negócio. Portanto, comece agora mesmo a revisar os seus processos e a se adequar à ISO 14001 e garanta a sua certificação!

Para isso, conte com a SAFE como aliada. Somos uma empresa especializada em saúde, segurança do trabalho e meio ambiente e podemos ter a solução que você precisa para se adequar.

Se você quiser ter um pouco mais de informação sobre a ISO 14001, pode baixar uma pequena introdução e principais benefícios da mesma de uma forma mais detalhada clicando aqui.

Caso queira entrar em contato diretamente com a SAFE, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This