Tragédias em evidência na mídia nacional, como os amplamente divulgados rompimentos de barragem nas cidades de Mariana e Brumadinho, mostram como as empresas têm responsabilidade com o meio ambiente. Afinal, as organizações precisam preservar os recursos naturais e ter um bom relacionamento com as comunidades que habitam os arredores de suas áreas de trabalho.

É em meio a esse cenário que se destaca a contratação de empresas de consultoria ambiental, uma excelente alternativa para evitar que desastres — e até mesmo danos e impactos de menor proporção — aconteçam.

Falaremos sobre o assunto neste post. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre a consultoria em meio ambiente.

O que são empresas de consultoria ambiental?

As empresas de consultoria ambiental são responsáveis por analisar todos os possíveis estragos, impactos ou danos que os negócios podem trazer ao meio ambiente ao executarem suas atividades. Além disso, propõem ações para que essas questões sejam corrigidas ou amenizadas.

De tal modo, se uma fábrica de móveis em madeira precisa fazer a derrubada de árvores para fabricar produtos, por exemplo, deve ter políticas de reflorestamento, minimizando danos ao meio ambiente, mesmo que por compensação.

Resumidamente, os consultores ambientais fazem uma minuciosa análise de todos os processos produtivos de uma empresa. Depois disso, propõem soluções para que esses impactos sejam corrigidos.

Quais são os benefícios de contar com uma empresa de consultoria ambiental?

As organizações que contratam uma consultoria ambiental obtêm diversos benefícios em seu dia a dia. A seguir, falaremos sobre cada uma deles!

Traz ciência das obrigações

A consultoria em meio ambiente demonstra aos gestores das empresas quais são as obrigações ambientais. Muitas vezes, negligências são cometidas por desconhecimento da legislação, por exemplo.

Preserva a empresa do pagamento de multas

As leis ambientais são bastante duras e podem gerar multas altas para as empresas que não as seguirem. Por isso, contar com uma consultoria evita que elas sejam aplicadas, pois tudo será feito corretamente.

Na época do desastre em Mariana, por exemplo, a ex-presidenta Dilma Roussef declarou ao jornal El País que o Ibama aplicaria uma multa de R$ 250 milhões à mineradora Samarco, por exemplo.

Propicia revisão dos processos

Os processos industriais serão renovados ao receberem orientações de uma consultoria. Com técnicas mais modernas, até mesmo o tempo poderá ser otimizado.

Evita a perda de credibilidade da marca

Caso a sua empresa se envolva em um escândalo ambiental, perderá credibilidade e a imagem pode ser duramente afetada.. Os clientes podem deixar de confiar na organização, e recuperar a reputação é algo difícil. Segundo uma pesquisa do Ibope, 18% das pessoas veem as ações de responsabilidade social como parte da missão da empresa.

Melhora a imagem do negócio

Ter uma consultoria também faz com que a imagem do negócio seja melhorada. Você pode criar ações de marketing ambiental e mostrar para os públicos que se preocupa com o meio ambiente.

Por que terceirizar a consultoria em meio ambiente?

Lembre-se da máxima que diz que “a Terra não precisa dos seres humanos, mas os seres humanos precisam da Terra para sobreviver”. É para garantir a preservação ambiental que você precisa dos melhores profissionais trabalhando para a sua empresa.

Por isso, contrate empresas de consultoria ambiental que sejam eficientes e eficazes no trabalho que realizam, tendo ampla expertise de mercado. É o caso da SAFE, que pode realizar esse trabalho para a sua organização.

Além do meio ambiente, a SAFE também tem foco na segurança do trabalho. Saiba mais em nosso artigo Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Tem interesse e curiosidade sobre outros artigos relacionados a esses assuntos, acesse nosso blog.

Quer saber mais sobre a SAFE, clique aqui. Gostaria de falar conosco, então envie um e-mail para contato@safesst.com.br ou entre em contato.

Autor

Escreva um comentário

Share This