No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o que faz com que muitas pessoas e empresas repensem seus hábitos em relação a sua proteção e presevação. Porém, para que isso tenha efeito a longo prazo, é essencial que você crie estratégias para que essa consciência dure não apenas um único dia, mas o ano inteiro.

Se você ainda não sabe como fazer isso na sua empresa, leia nosso artigo agora mesmo! Nele você vai descobrir como fazer com que as ações do Dia do Meio Ambiente acompanhem os seus colaboradores durante o ano todo. Confira:

1. Conscientize funcionários e parceiros

Em 2016, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro gerou em média mais de 1 kg de lixo por dia, o que resultou em um total de quase 215 mil toneladas de resíduos sólidos coletados diariamente. Isso evidencia a importância do papel a longo prazo de cada um de nós na preservação do meio ambiente.

Portanto, o primeiro passo nesse aspecto é investir na conscientização dos seus colaboradores e parceiros, envolvendo-os no processo. Mostre qual o papel e responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e ensine ações diárias que podem ser adotadas nesse sentido. Rodas de conversa, workshops e brainstorms de ideias para a preservação do meio ambiente são boas estratégias nesse sentido.

2. Retire os equipamentos da tomada quando não utilizados

Uma atitude que parece simples, mas que pode causar um grande impacto no que se refere à preservação do meio ambiente na sua empresa, é retirar os equipamentos da tomada quando eles não estão sendo utilizados. Isso porque, além de economizar energia elétrica, você aumenta a vida útil dos seus aparelhos e evita o descarte de produtos antes do tempo.

3. Reduza o número de embalagens e sacolas

Em 2016, ainda de acordo com a Abrelpe, o Brasil gerou cerca de 72 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que 49% desse lixo era composto de materiais recicláveis, como plástico, vidro e lata.

Portanto, uma das formas de preservar o meio ambiente durante todo o ano consiste em reduzir o número de embalagens e sacolas compradas pela sua empresa. Para isso, você pode investir na compra de produtos em maior quantidade, o que reduz o número de embalagens e incentivar a utilização de sacolas retornáveis.

4. Dê preferência para produtos biodegradáveis

Produtos biodegradáveis poluem menos o meio ambiente, uma vez que possuem rápida decomposição por ação biológica (como bactérias) e não geram resíduos poluentes que se acumulam na natureza. Dessa forma, investir na aquisição desse tipo de material na sua empresa consiste em uma ótima forma de preservar o meio ambiente ao seu redor durante todo o ano.

5. Invista em utensílios compartilhados

Utilize utensílios, como copos e canecas, que podem ser compartilhados e reutilizados por todos os seus colaboradores dentro da empresa. Dessa forma, você reduz a quantidade de resíduos sólidos gerados e, com isso, investe na preservação do meio ambiente na sua empresa.

Preservar o meio ambiente é dever de cada um de nós. Dessa forma, além da celebração do dia 5 de junho, é essencial que você crie estratégias para que as ações do Dia do Meio Ambiente durem o ano todo na sua empresa. Com isso, você faz o seu papel e ajuda na conscientização de grande parte das pessoas que têm contato com o seu negócio.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude na divulgação da informação sobre a preservação do meio ambiente!

Autor

Escreva um comentário

Share This