5 dicas importantes para realizar a gestão de resíduos na sua empresa

Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é algo cada vez mais necessário para as empresas, e, principalmente, para as que necessitam ter uma boa gestão de resíduos. Isso é necessário porque o planeta e a sociedade em geral precisam, mas é importante também para que não sejam aplicadas multas ambientais e para que a imagem da organização seja positiva para a comunidade e para os colaboradores.

Porém, como fazer uma boa gestão de resíduos? Essa é uma dúvida que muitos empresários ou responsáveis pela área de meio ambiente têm. Para ajudar a responder essa questão, desenvolvemos este artigo. Confira, a seguir!

1. Tenha um plano de gestão de resíduos sólidos

Para fazer uma gestão de resíduos eficiente é preciso ter planejamento. O ideal é que você desenvolva planos de ações para colocar em prática, fazendo todas as atividades de forma eficiente e garantindo que tudo o que for descartado tenha uma destinação correta.

Um bom método a ser adotado é o ciclo PDCA, sigla que, em inglês, significa Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Action (agir). De tal maneira, primeiramente, é preciso fazer um planejamento das ações ambientais, executando-as em seguida. Após isso, deve ser feita a verificação através dos indicadores definidos na fase de planejamento, e, finalmente, colocar em ação possíveis melhorias que possam ser necessárias.

2. Entenda as leis sobre o tipo de resíduo produzido pela empresa

Ao fazer a gestão de resíduos, é fundamental que a sua empresa busque conhecer as leis e as normas que regem o tipo de material que é descartado em seus processos produtivos.

Entre as legislações que devem ser estudadas está a NBR 10.004/04, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse é o documento que classifica os resíduos sólidos. Além dela, normativas mais específicas também devem ser estudadas como por exemplo a NBR 10.005:2004, a NBR 10.006:2004, a NBR 10.007:1987, a NBR 12.808:1993 entre outras.

3. Mapeie os tipos de resíduos gerados

Justamente para se especializar mais, é preciso que seja feito um mapeamento dos tipos de resíduos gerados.

A NBR 10.004/04 classifica os resíduos nas seguintes classes: resíduos classe I – Perigosos; classe II – Não perigosos, classe II-A – Não inertes e classe II B – inertes, de acordo com o grau de periculosidade que eles apresentam para as pessoas e para o meio ambiente.

Entender profundamente o tipo de resíduo que sua empresa gera é de suma importância para tomar as medidas adequadas para reduzir, reutilizar, reciclar ou na pior das hipóteses, descartar corretamente o resíduo gerado.

4. Firme contratos ou parcerias relevantes

Uma boa ideia para melhorar a gestão dos resíduos é fazer parcerias com empresas de reciclagem ou reaproveitamento.

Entidades desse tipo costumam usar os resíduos sólidos, como o plástico, o vidro e o metal, por exemplo, para desenvolverem outros produtos. Assim, você evita a poluição e também impulsiona a economia, tendo em vista que muitas pessoas conseguem ganhar a vida trabalhando com reciclagem.

Com relação a esse ponto, é importante levar em consideração se essas instituições são cadastradas nos órgãos ambientais, estão regularizadas e são certificadas para trabalhar com esse resíduos. Acompanhar seus processos e eventualmente fiscalizar as mesmas pode ser uma boa prática.

5. Busque apoio dos funcionários na gestão de resíduos

Para que os programas de controle e descarte de resíduos tenham sucesso, é fundamental que todos os colaboradores sejam conscientizados sobre isso. Por esse motivo, convém buscar o apoio de todos. Palestras, eventos de conscientização e outras ações são recomendados.

Agora você já conhece as nossas dicas para realizar a gestão de resíduos na sua empresa. Coloque tudo em prática e garanta mais resultados positivos para o seu negócio.

Gostou do post? Então, siga as nossas redes sociais para ter acesso a outras dicas e conteúdos interessantes. Você nos encontra no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Se você quiser conhecer melhor a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.