Steve*, apesar de exercer o cargo de diretor em uma empresa e ser responsável pela segurança do trabalho do ambiente laboral, não dava a devida importância para a gestão de riscos e tampouco para a ação de prover e garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, como também não contava com o auxílio de uma empresa especializada para o auxiliar nessa função. Com isso, começou a identificar um aumento relevante no número de acidentes de trabalho ocorridos na companhia.

Para endereçar esse problema, iniciou a busca de maneiras para preveni-los e, dessa forma, evitar problemas judiciais, danos físicos e psicológicos aos integrantes da equipe, prejuízos financeiros e má reputação da instituição perante o mercado, conhecendo, então, a SAFE e seus serviços.

Entenda melhor a jornada de Steve na promoção de um controle de riscos e garantia da segurança do trabalho eficiente!

Identificando as principais causas de acidentes de trabalho

Antes de iniciar um projeto eficaz de prevenção de riscos, foi necessário que Steve detectasse os principais motivos de acidentes na empresa. Durante uma análise, foram encontrados diversos pontos. Entre eles podemos destacar:

  • ausência de conhecimento de como os equipamentos funcionam;
  • não utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  • falta de entendimento em relação à segurança no trabalho;
  • irregularidades sobre as leis trabalhistas por parte da companhia;
  • máquinas antigas e obsoletas;
  • ausência de fiscalização no ambiente laboral;
  • imprudência por parte dos funcionários;
  • excesso de horas trabalhadas, entre outros.

Conhecendo a SAFE e as soluções oferecidas

Depois de identificar as causas que geravam os acidentes de trabalho, Steve concluiu que a melhor opção era contar com o auxílio de uma empresa especializada.

Então, escolheu a SAFE para ajudar nesse processo, por ter expertise em gestão de riscos, consultoria e assessoria em saúde ocupacional, segurança do trabalho e meio ambiente, e que propõe por meio de orientações multidisciplinares, personalizadas e sustentáveis as melhores ações para atender as demandas de seus clientes.

Além disso, é uma empresa preparada física e tecnicamente para ajudar e colaborar com as organizações nessa tarefa tão primordial, qualificar pessoas e desenvolver os melhores trabalhadores. Entre os serviços oferecidos estão:

  • sistemas de gestão;
  • treinamentos de saúde ocupacional, segurança do trabalho e meio ambiente;
  • consultoria técnica;
  • gestão do sistema de saúde ocupacional entre outros.

Ações implementadas para reduzir o número de acidentes

A colaboração da SAFE foi fundamental para que Steve conseguisse elaborar as melhores práticas dentro da empresa, adotando a prevenção como a principal estratégia para evitar os riscos de acidentes de trabalho. Para isso, ele implementou diversas medidas.

Análise dos riscos

Foram considerados os seguintes fatores:

  • condições do ambiente de trabalho;
  • materiais e equipamentos utilizados para o desenvolvimento das atividades;
  • maneira como o trabalho é estruturado (processo/procedimentos);
  • laudo ergonômico, entre outros.

A finalidade foi identificar as condições que favorecem a ocorrência de acidentes de trabalho, executar o acompanhamento das mesmas e elaborar as alterações necessárias para promover qualidade de vida aos profissionais e aprimorar o ciclo produtivo.

Sinalização das áreas de perigo

O objetivo de Steve, nesse caso, foi apontar os locais perigosos para conhecimento de todos, por exemplo:

  • piso molhado ou escorregadio;
  • locais muito fechados;
  • presença de buracos;
  • exposição de fios e demais.

As saídas de emergências também devem estar em locais de fácil acesso e as sinalizações devem ser simples, lógicas e de fácil interpretação por todos.

Fiscalização do uso de EPIs

Além de fornecer e incentivar o uso de EPIs, Steve chegou à conclusão de que era preciso fiscalizar efetivamente o uso desses equipamentos, além de averiguar se estão próprios para uso e dentro do prazo de validade, detectando o momento de trocá-los ou comprar itens novos.

Treinamento dos funcionários

Outra estratégia importante para o combate os riscos de acidentes no local de trabalho promovida foi o oferecimento de treinamentos aos colaboradores antes de exercerem suas funções e reciclagem/atualização durante o tempo que permaneceram na empresa. O intuito é preparar os trabalhadores para trabalhar adequadamente, principalmente em funções que envolvam riscos maiores.

Esse treinamento deve contemplar o uso correto de EPIs, utilização das medidas de segurança, uso de kits de primeiros socorros entre outros.

Cuidado com a ergonomia

Um ambiente de trabalho ergonômico deve propiciar segurança e conforto para que os funcionários trabalhem. Isso possibilita um local saudável para que o time execute suas funções e possa se sentir motivado e produtivo.

Promoção da saúde e qualidade de vida

Com todas as informações obtidas por meio de ajuda qualificada, Steve também entendeu a importância de estar adequado às normas regulamentadoras. Nesse caso, a NR 17 versa a respeito da adaptação das condições de trabalho aos fatores psicofisiológicos dos trabalhares, com o objetivo de gerar segurança e conforto para os profissionais.

Esse é o motivo de considerar práticas que elevam o bem-estar coletivo para prevenir problemas, tendo em vista que indivíduos que passam por momentos de estresse, doenças, ansiedade e cansaço estão mais perto de descuidar e sofrer algum acidente de trabalho ou desenvolver doenças ocupacionais. Entre as medidas promovidas na empresa, podemos apontar:

  • ginástica laboral;
  • grupos de cuidados para hipertensão, diabetes, doenças crônicas, obesidade, entre outros;
  • massagens;
  • reeducação alimentar;
  • palestras de educação em saúde.

Monitoramento constante

Além de implementar todas essas medidas de prevenção aos riscos, é importante ter certeza de que todas elas estão sendo cumpridas minuciosamente para alcançar os resultados esperados. Caso contrário, é necessário realizar as devidas advertências ou aplicar as punições previstas, bem como criar uma política para a recompensa dos funcionários mais compromissados com a prevenção aos riscos de acidentes de trabalho.

Enfim, o aumento do número de acidentes de trabalho foi crucial para fazer com que Steve desse uma atenção maior ao bem-estar, qualidade de vida e proteção dos trabalhadores da empresa. A implementação de práticas eficientes só foi possível com o auxílio de uma empresa especializada como a SAFE, suas soluções oferecidas e a busca por estratégias de prevenção, criando uma empresa mais compromissada com as normas de segurança e bem vista no mercado por se preocupar com a saúde de sua equipe.

Se você também deseja ter uma empresa que garanta a segurança dos colaboradores, tornando-os mais saudáveis, engajados e produtivos, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Caso queira saber mais sobre a SAFE, acesse o site no endereço www.safesst.com.br.

* O personagem do conteúdo trata-se de uma figura meramente fictícia e ilustrativa.

Autor

Escreva um comentário

Share This