O que é NR 17? Entenda agora como se aplica e seus principais pontos!

Você já ouviu falar das NRs (sigla para Normas Regulamentadoras)? Elas são diretrizes que regulamentam as boas práticas das empresas em relação à saúde e segurança dos trabalhadores de uma organização. Cada NR trata sobre determinada situação de trabalho ou elemento do contexto que deve ser cuidado para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Diante de tantas normas, a NR17 se destaca ao tratar sobre assuntos relacionados com a ergonomia. Nesse sentido, é essencial que você entenda e siga as NRs dentro da empresa, de forma a garantir a integridade física e mental dos colaboradores do negócio. Além disso, quando você segue as NRs de forma correta, evita processos e problemas com a legislação.

Entre as 37 NRs publicadas, uma delas trata sobre a ergonomia, a NR 17. Descubra agora o que é NR 17 e como aplicar essa norma!

O que é a ergonomia?

A ergonomia é uma área da ciência que estuda a interação do ser humano com os equipamentos de trabalho que ele utiliza — o que inclui máquinas, equipamentos, computadores, mesa, cadeira, entre outros. Isso porque a forma como os trabalhadores interagem com esses equipamentos pode influenciar a saúde e a condição física do time.

O que é NR17?

A NR17 é uma Norma Regulamentadora que aborda questões ergonômicas dentro do ambiente de trabalho. Trata-se de uma das 28 Normas Regulatórias (NRs) que foram criadas pelo Ministério do Trabalho por meio da publicação da Portaria nº 3.214/1978. Como falamos acima, hoje já são 37.

O crescimento das atividades laborativas fez surgir a necessidade de uma norma específica que tratasse sobre o assunto. Nesse sentido, a atualização mais recente foi iniciada com a publicação da Portaria MTb nº 876.

De modo geral, a ergonomia é um setor amplo que estuda as interações e consequências entre os seres humanos e demais elementos de um sistema, como a forma como a postura e as condições de trabalho influenciam na vida e saúde de alguém.

Os principais assuntos abordados na NR17 incluem:

  • levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
  • mobiliário utilizado pelos empregados nos postos de trabalho;
  • equipamentos utilizados nos postos de trabalho;
  • condições ambientais no ambiente de trabalho;
  • organização do trabalho.

Qual é o objetivo da NR17?

Existem 37 NRs publicadas e aprovadas. Cada norma trata de um determinado assunto, como é o caso dos riscos ambientais, atividades consideradas como insalubres e perigosas e resíduos industriais. Todas elas são de caráter obrigatório para as empresas que adotam o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), independentemente de pertencerem ao setor público ou privado.

De modo geral, o intuito é melhorar o bem-estar e aumentar o desempenho do indivíduo, além de estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho (AET).

Além disso, a NR17 estabelece padrões e procedimentos com o intuito de preservar a segurança, a comodidade e melhores condições de trabalho para os trabalhadores, proporcionando uma maior capacidade de produtividade para todos.

Qual é a importância da NR17?

A NR17 serve como um norte para que as empresas possam ser orientadas a cuidar melhor de seus funcionários, no sentido de garantir o bem-estar no ambiente laboral e proporcionar impactos positivos em outras áreas como a saúde pública, a seguridade social e até mesmo a economia.

As Normas Regulatórias também são um instrumento que serve para veicular às empresas todas as orientações internas que devem ser obedecidas pelos funcionários sempre visando ao bem-estar geral.

Quais são os principais benefícios da ergonomia?

A obediência às regras de ergonomia traz várias vantagens para os funcionários e para as empresas. Confira alguns exemplos:

  • reduz os riscos de acidentes e de surgimento de doenças do trabalho;
  • minimiza o absenteísmo e afastamentos;
  • proporciona um clima organizacional mais saudável;
  • diminui os custos com indenizações e auxílios previdenciários;
  • melhora a reputação e reforça a imagem positiva da empresa.

Como aplicar a norma N17 na empresa?

Conheça alguns cuidados que devem ser colocados em prática e que consideram a NR17:

  • cuidar da iluminação;
  • verificar a temperatura do ambiente;
  • fazer limpezas periódicas nos cômodos, móveis e objetos;
  • prezar por um bom clima entre os colaboradores;
  • estar atento à postura dos colaboradores etc.

Quais são as diretrizes da NR 17?

A NR 17 traz uma série de diretrizes sobre a relação entre o trabalhador, os materiais e equipamentos com os quais ele trabalha. Entenda agora quais são os principais.

Transporte de cargas

Existem trabalhadores que ocupam posições relacionadas ao transporte manual de cargas, sejam elas eventuais ou frequentes. Por ser uma atividade diretamente ligada à força do profissional, é importante que você esteja atento ao peso da carga, postura e forma de transportá-la, condição física e, inclusive, peso do trabalhador que a transportará, de forma a evitar acidentes e lesões.

Mobílias e equipamentos de trabalho

A NR 17 também traz diretrizes sobre a melhor forma de planejar e organizar a mobília do ambiente de trabalho, como mesas e cadeiras, posição dos computadores e mouses, bancadas, entre outros.

Nesse aspecto, é importante que você esteja atento à posição na qual o trabalhador executa as suas atividades e planeje a altura dos móveis de acordo com a altura do trabalhador. As cadeiras e mesas precisam ser confortáveis e adaptáveis ao corpo de cada um. Os equipamentos eletrônicos, como computadores, também precisam ser posicionados de forma adequada e a iluminação precisa ser ideal para evitar problemas de visão.

Condições do ambiente de trabalho

É preciso estar atento também à temperatura do ambiente de trabalho, níveis de iluminação e ruído e, até mesmo, correntes de ar que circulam no local. Tudo isso garante a saúde do colaborador a longo prazo e esses elementos precisam estar adequados ao que é previsto na NR 17.

Organização do trabalho

Quando se fala em ergonomia, poucas pessoas pensam na organização do trabalho. Contudo, ela é um dos elementos centrais para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em qualquer tipo de atividade que realizam.

As condições de trabalho incluem normas de produção, metas, tempo para a realização de cada uma das atividades, nível de autonomia do colaborador, ritmo de trabalho e conteúdo da tarefa. Tudo isso deve estar adequado de forma a evitar problemas físicos e, inclusive, psicológicos, causados devido a uma organização insalubre de trabalho ou sobrecarga do trabalhador.

É imprescindível saber o que é a NR 17, já que ela se aplica a todas as atividades de trabalho. Por tratar da ergonomia, ou seja, relação dos trabalhadores com o ambiente e equipamentos de trabalho, ela é essencial para que você garanta a saúde dos colaboradores e integridade física e mental da sua equipe ao longo do tempo.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Tem alguma sugestão para os nossos próximos conteúdos? Deixe um comentário abaixo!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.