Que o trabalho remoto virou uma tendência em meio à necessidade do distanciamento social, a gente já sabe, mas você sabe como manter bons hábitos trabalhando em home office? Neste post, vamos tratar de um assunto importantíssimo: a ergonomia da sua equipe.

É essencial que você e todos os seus colaboradores respeitem a própria saúde e o bem-estar durante a quarentena e, ao falar de ergonomia no trabalho, estamos nos referindo a exatamente isso.

Separamos uma série de dicas sobre boas práticas para adotar no ambiente de trabalho, mesmo ele sendo sua própria casa. Que tal conferir? Vamos lá!

A ergonomia precisa fazer parte da rotina de home office

Pode ser que a sua equipe já esteja acostumada com a rotina do trabalho em casa, mas há quem está se acostumando agora com essa modalidade. Independente de qual for o caso da sua empresa, é válido encarar este momento de distanciamento social, causado pelo coronavírus, como uma grande oportunidade de aprender.

Seguindo por essa linha de aprendizado, a ergonomia correta no ambiente profissional está prevista em norma (NR17) e garante vantagens tanto para os colaboradores quanto para a organização: maior produtividade da equipe, melhor condição de trabalho, prevenção de riscos no ambiente profissional etc.

Já deu para notar como este assunto é importante, não é? Se você está se perguntando quais são as práticas corretas ligadas ao assunto e quer saber como introduzi-las na rotina da sua equipe, confira os pontos a seguir!

1. Busque a postura mais confortável

Quando você lê a palavra “ergonomia” automaticamente pensa na postura do colaborador? Pois bem, além de diversos outros cuidados, a forma como nos sentamos tem muito a ver com o assunto. Fica a dica: você e todos os seus colaboradores não podem lembrar da própria coluna apenas quando ela começar a doer, é necessário prezar por um boa posição no dia a dia!

2. Tenha apoio ao se sentar

Obviamente, a “posição confortável” que estamos nos referindo, não tem a ver com ficar jogado no sofá macio da sala ou deitado na cama quentinha. Neste caso, a postura correta precisa ter relação com apoio nas partes essenciais do corpo, principalmente, nas costas, pescoço e cotovelos. Afinal, o conforto precisa estar presente durante todo o expediente, não acha?

A importância da mobília correta

Considerando a importância de se sentar corretamente, vale a pena destacar a necessidade da escolha correta da mobília para o trabalho. Lembre-se que o ambiente adequado não pode ser apenas uma preocupação no escritório da sua empresa: o colaborador que está trabalhando em home office também precisa desta atenção! Veja algumas sugestões:

  • a cadeira deve permitir que haja, entre o quadril e os joelhos, um ângulo de 90º;
  • é necessário que a cadeira garanta os apoios citados anteriormente;
  • a altura da mesa deve variar conforme a altura do trabalhador;
  • o monitor do computador deve estar a uma distância de 50 a 75 centímetros da visão do colaborador, para evitar a visão cansada e outros problemas da exposição ocupacional.

3. Opte por um local mais tranquilo

Como comentamos antes, a ergonomia não aborda apenas a postura de quem está trabalhando. O ambiente em que se está inserido também importa. Portanto, é preciso garantir que o colaborador tenha à disposição um local tranquilo, organizado e livre de barulhos para que possa trabalhar de forma correta.

Você sabia que o estresse ocupacional também é um risco ligado à segurança no trabalho? Pois é! Além de promover o acesso a todas essas soluções de ergonomia abordadas ao longo do texto, garanta que a sua equipe faça pausas frequentes e seja protegida de cargas horárias exaustivas.

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