No final de 2019, começaram a aparecer notícias nos telejornais e portais de notícias sobre o novo coronavírus que havia surgido na China. O que no início parecia ser um problema local, em poucos meses se tornou uma pandemia mundial.

Para evitar a disseminação desse vírus, os governos estão recomendando que as empresas que não exercem atividades consideradas como essenciais fechem as suas portas temporariamente. Há ainda a possibilidade de os trabalhadores atuarem em home office, devido à necessidade do distanciamento social.

Conforme o quadro de disseminação do coronavírus diminui, algumas empresas estão retomando os trabalhos, porém, com quadro reduzido de colaboradores. Veja, a seguir, algumas medidas que devem ser tomadas para preparar o local de trabalho adequadamente.

Higienize as máquinas e EPIs

As máquinas, equipamentos, ferramentas, mobiliário e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser devidamente higienizados antes de serem utilizados pelos colaboradores.

Recomenda-se que tudo seja esterilizado antes de o time entrar no local de trabalho, buscando evitar o contágio com o vírus dentro do ambiente laboral. Assim, todos ganham em qualidade de vida.

Mude determinados processos e rotinas

As rotinas do dia a dia devem ser mudadas para combater o coronavírus. Logo na entrada da empresa, por exemplo, é preciso tomar medidas para evitar aglomerações.

O mesmo vale para os horários de intervalo, como no almoço dos colaboradores. Se a empresa oferece refeições em sua sede, o mais apropriado a fazer é dividir os turnos de trabalho em escalas diferenciadas. Assim, evita-se que muitas pessoas fiquem no restaurante ao mesmo tempo.

Solicite a distância mínima entre os funcionários

Durante toda a jornada de trabalho, é fundamental que os funcionários mantenham uma distância de pelo menos 1,5 m entre eles. Isso é o necessário para que um, não contamine o outro, caso alguém esteja com o novo coronavírus e ainda não apresente sintomas.

Em indústrias, uma boa prática é desenhar marcas do chão, para que todos saibam como se posicionar.

Redobre os cuidados com a limpeza

Os cuidados com a limpeza devem ser redobrados, com o time de higienização passando mais vezes pelo mesmo local durante o dia.

Também é recomendado que se utilize álcool 70% para a higienização dos ambientes, bem como produtos de limpeza que contenham esse componente. Produtos com uma concentração menor de álcool não eliminam o coronavírus.

Distribua materiais para prevenção

A empresa também é responsável por distribuir materiais para prevenção dos colaboradores, como máscaras de proteção, luvas, álcool em gel 70%, entre outros.

Também é preciso que os funcionários sejam orientados sobre como usar esses itens. As máscaras de proteção precisam ser trocadas a cada duas horas, por exemplo.

Conscientize os colaboradores sobre como se prevenir do coronavírus

O setor de comunicação interna precisa criar campanhas de conscientização, para que os colaboradores saibam como se prevenir do coronavírus não apenas na empresa, mas também em suas rotinas pessoais.

Para isso podem ser feitos cartazes, envio de newsletters, promoção de eventos à distância, como webinars com médicos e outros profissionais da saúde etc.

O objetivo dessa ação educativa é evitar afastamentos e também que os colaboradores contaminem os colegas. Todos devem trabalhar juntos para que esse momento de pandemia passe mais facilmente.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para que você possa proporcionar mais segurança aos seus colaboradores durante a pandemia de coronavírus. Se cada um fizer a sua parte, superaremos esse momento difícil mais rápido.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema!

Se quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site acessando o endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco para saber como podemos ajudá-lo a enfrentar essa situação de forma eficaz e segura, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This