Você sabe o que é a Verificação da Tecnologia Ambiental? Confira

Segundo a Forbes, práticas ecologicamente sustentáveis também podem levar a um aumento na produtividade. Pudera: hoje, há uma preocupação crescente com a preservação do meio ambiente, tanto pelo usuário final quanto pelas agências reguladoras. Nesse contexto, a Verificação da Tecnologia Ambiental (VTA) ganha um novo espaço sob os holofotes.

Investir nessa área, além de melhorar seus resultados, em alguns casos é uma obrigação da empresa. Por esse motivo, precisamos estar sempre atentos às normas que orientam a VTA. Mas, afinal, o que é esse conceito e como ele é aplicado nas empresas, na prática?

Dada a relevância do tema, este artigo responderá algumas dessas perguntas e abordará inicialmente o que você precisa saber sobre a VTA. Continue lendo e saiba mais!

O que é a Verificação da Tecnologia Ambiental?

As tecnologias ambientais vêm ganhando força devido às necessidades impostas pelo desenvolvimento sustentável. Elas auxiliam no rastreamento de poluentes no meio ambiente, especialmente aqueles gerados ou modificados pela indústria. Além disso, elas também organizam o mapeamento de riscos ambientais e a eficácia dos aparelhos utilizados para minimizar os impactos ambientais.

A VTA consiste na realização de testes padronizados, que comprovam se a tecnologia utilizada está de acordo com as normas regulamentadoras. Geralmente, essa verificação é feita por órgãos destinados especificamente para a sua execução. Após a conclusão dos testes, os responsáveis por eles podem emitir um selo de qualidade para a tecnologia ambiental utilizada pela sua empresa — o que pode trazer benefícios a curto e longo prazo.

Quais os benefícios da Verificação da Tecnologia Ambiental?

Em um cenário cada vez mais preocupado com a preservação do meio ambiente, não basta investir em recursos que aumentem a sustentabilidade: também é necessário prestar atenção à sua eficácia e produtividade (dois termos familiares a qualquer empreendedor).

Inicialmente, a VTA auxilia na redução de gastos com as tecnologias ambientais. Com uma auditoria técnica e minuciosa, você garante que seus aparelhos estão funcionando com a maior eficácia possível, reduzindo desperdício de energia ou de recursos.

Além disso, uma VTA padronizada e alinhada com as normas vigentes traz às empresas selos de qualidade e sustentabilidade. Isso aumenta a atratividade da instituição perante um mercado que cada vez mais se preocupa com o meio ambiente. Para termos uma noção, a busca por produtos sustentáveis cresce cerca de 55% anualmente.

Por fim, cabe ressaltar que, em muitas situações, a VTA é obrigatória. Nesses casos, as empresas que não aderem à verificação, se auditadas ou fiscalizadas, podem ser punidas e obrigadas a implementar o programa. Portanto, investir preventivamente no VTA pode desonerar você no futuro de possíveis sanções judiciais, além de, como falamos acima, trazer inúmeros benefícios.

Quais empresas devem se preocupar com a Verificação da Tecnologia Ambiental?

Qualquer empresa que modifique o meio ambiente deve ter uma VTA padronizada. Isso inclui, por exemplo, organizações que necessitam de descarte de resíduos, os emissores de gases e as indústrias que fazem uso de recursos naturais — especialmente os baseados em carbono, como o petróleo. Para isso, é importante estar atento à legislação e saber se sua empresa se encaixa naquelas em que o VTA é obrigatório.

Qual a regulamentação da Verificação da Tecnologia Ambiental?

Apesar da importância do tema, a ISO que trata da VTA é relativamente nova: a Norma 14034, de setembro de 2018, é a que trata especificamente do tema, detalhando quais empresas devem ter uma VTA e como esse programa deve ser realizado. A norma traz indicadores de qualidade mínimos, que devem ser mantidos periodicamente por todas as empresas obrigatórias.

Para se adequar corretamente à norma, procurar um parceiro de qualidade pode ajudar. A SAFE é uma empresa especializada em gestão de riscos, sejam eles de saúde, ambientais, sejam relacionados à segurança do trabalho. Estamos familiarizados com as principais normas regulamentadoras e estamos preparados para cumpri-las com o mais rigor e a melhor técnica possível.

A Verificação da Tecnologia Ambiental é uma tendência em grande parte das empresas. Além de garantir uma maior preocupação com o meio ambiente, ela é uma forma de atrair novos clientes, valorizar sua marca e evitar transtornos jurídicos.

Se você quer levar a sua VTA a um novo nível de qualidade, não perca tempo e entre em contato conosco!

Caso queira saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.