Quando se fala em sustentabilidade, o senso comum faz pensar diretamente na preservação ambiental. No entanto, esse conceito é maior do que isso e se apoia em três pilares que tratam, além do aspecto ambiental, o social e o econômico.

Assim, a sustentabilidade empresarial é um conjunto de políticas e práticas adotadas por uma empresa para mitigação de impactos causados por suas atividades resultando em diversas vantagens, incluindo a redução de gastos e desperdícios e a otimização da utilização dos recursos.

No conteúdo de hoje, apresentaremos os principais desafios dessa aplicação no mundo dos negócios além dos seus benefícios. Boa leitura!

Principais desafios

Toda mudança é desafiadora e pode gerar alguma resistência no início. Isso não é diferente com a sustentabilidade empresarial.

Fazer um investimento inicial

De maneira a corroborar para um desenvolvimento econômico sustentável, é necessário fazer alguns investimentos para trocar equipamentos, matéria-prima e, até mesmo, fornecedores, por opções socialmente mais responsáveis desenvolvendo e alimentando uma cadeia sustentável.

Por isso, a primeira impressão para os gestores e investidores é que a empresa irá gastar mais. Mas é preciso demonstrar que isso se trata de um investimento, uma ação que se pagará e produzirá resultados muito positivos com o tempo.

Um exemplo disso é trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelos modelos LED que, apesar de serem mais caros, têm durabilidade superior e gastam menos energia para produzir a mesma luminosidade.

Conseguir o apoio dos colaboradores

Procedimentos e atividades laborais também precisam se adequar à nova política da corporação. Devido a isso, os funcionários podem passar por um momento de resistência em mudar os processos com os quais já estavam habituados.

Assim, é necessário um apoio dos gestores para que essa transição se dê da melhor maneira possível, sem prejudicar o bem-estar da equipe. É importante que palestras e reuniões sejam feitas para explicar o porquê dessas mudanças. Isso torna o aprendizado do funcionário mais fácil porque ele terá noção dos impactos positivos. Nesse momento, comunicação é essencial.

Nesse contexto, os treinamentos se tornam muito úteis, já que o passo a passo facilita a fixação da nova cultura. Esse é um momento de ter paciência mostrando que falhas acontecem, e que se bem aproveitadas, são o início do processo de melhoria e que aprender com elas faz parte do negócio.

Tornar a sustentabilidade uma prática diária

Para que essas mudanças produzam bons frutos, é preciso que a ética sustentável esteja presente em todas as atividades que devem ser repetidas diariamente. Assim, todos os setores realizarão ações que colaborem para isso.

A compra de suprimentos, por exemplo, deve buscar a diminuição de desperdícios e encontrar fornecedores que estejam alinhados à nova política da empresa. Já o marketing deve promover ações para lembrar a todos das boas práticas sustentáveis, como descarte responsável e economia de energia, entre outras.

Vantagens da sustentabilidade empresarial

Um negócio pautado no tripé sustentável passa a ter diversos benefícios. A marca é fortalecida e impulsionada no mercado porque demonstra responsabilidade ambiental e preocupação social. A imagem da empresa é, então, associada a valores positivos.

Oferecer produtos e serviços ambientalmente corretos é uma grande vantagem competitiva porque a corporação pode se beneficiar do marketing verde, saindo à frente da concorrência no mercado.

Além disso, ser sustentável garante a presença da empresa no mercado no futuro, já que suas atividades favorecem a renovação de recursos que são utilizados de maneira responsável.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios e benefícios da sustentabilidade empresarial, ficou mais claro que vale a pena aplicar esse conceito na sua empresa. Lembre-se de que todos os setores devem estar alinhados a esses nova cultura para que isso dê certo!

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba novos posts diretamente no seu e-mail! Quer conhecer mais da SAFE, acesse nosso site www.safesst.com.br. Se preferir entrar diretamente em contato conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This