Conheça os principais riscos psicossociais no trabalho!

Os riscos psicossociais no trabalho são temas que precisam ser tratados com relevância dentro das empresas, tendo em vista as suas consequências negativas tanto para a saúde física quanto para a saúde psicológica dos colaboradores. Afinal, estão ligados a aspectos que podem contribuir ou causar estresse ou adoecimento mental nas pessoas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar quais são os principais riscos e as principais medidas que podem ser implementadas para evitar esse problema no ambiente laboral. Continue a sua leitura!

Quais são as principais causas dos riscos psicossociais no trabalho?

Diversas são as causas relacionadas aos riscos psicossociais. Entre as principais estão:

Como evitar os riscos psicossociais no trabalho?

Existem algumas ações efetivas que você pode colocar em prática para evitar a ocorrência dessas situações no local de trabalho. Veja quais são!

Esteja atento ao clima organizacional

Utilize o clima organizacional como uma espécie de termômetro da satisfação dos funcionários. Por meio dele, é possível identificar alguns aspectos que podem contribuir para os riscos psicossociais e, assim, implementar práticas preventivas com eficácia.

Elabore um programa de apoio à saúde mental e psicossocial

A criação de programas de apoio à saúde mental é outra medida que pode trazer excelentes resultados. Aqui, o recomendado é que os colaboradores tenham à disposição profissionais qualificados e aptos para ouvir suas dores e oferecer suporte. Assim, o auxílio de psicólogos, terapeutas e médicos é essencial para reduzir esses riscos.

Treine os líderes

A liderança da empresa precisa entender bem a relação entre o trabalho e a saúde mental. Então, treine os líderes para que desenvolvam habilidades necessárias à resolução de conflitos e à identificação e prevenção de riscos mentais que podem ser gerados a partir do trabalho.

Incentive a comunicação entre as equipes

A comunicação deve ser vista como primordial na organização. Sendo assim, todos os integrantes da equipe precisam sentir-se seguros para compartilhar seus sentimentos, opiniões, experiências, sugestões, entre outros. Outro ponto é que o isolamento é uma porta de entrada para que os distúrbios psicossociais surjam e, por isso, é necessário controlar essa questão todos os dias.

Desenvolva atividades que promovam o bem-estar físico e mental

O ideal é que a empresa promova atividades que consistam em benefícios para o bem-estar físico e mental dos funcionários. Por exemplo, instalação de uma área para descanso, parceria com academias, massagistas, clínicas particulares e outras mais.

Incentivar a cultura de feedbacks é outra medida interessante. Por meio do diálogo, os funcionários poderão entender melhor a respeito da sua evolução profissional, pontos positivos e negativos, além de expressar suas opiniões.

Agora que você já sabe quais são os principais riscos psicossociais no trabalho, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e prevenir esses problemas que têm assolado grande parte dos ambientes laborais.

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