Fatores que prejudicam a qualidade de vida no trabalho: quais são e como evitá-los
A falta de estratégias que visam à promoção da qualidade de vida no trabalho pode gerar vários impactos negativos. Para você ter uma ideia, 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de estresse e 32% sofrem de síndrome de burnout, segundo levantamento da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).
Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar quais são os principais fatores que prejudicam a qualidade de vida no ambiente laboral e o que fazer para evitá-los. Confira!
Quais fatores prejudicam a qualidade de vida no trabalho?
A seguir, confira alguns aspectos que afetam negativamente a qualidade de vida no trabalho.
Falta de valorização
Quando os funcionários não sentem que seu trabalho é valorizado, ficam desmotivados. Essa sensação de falta de reconhecimento e de oportunidades para o desenvolvimento profissional pode minar a autoestima da equipe.
Desequilíbrio entre vida profissional e vida pessoal
Os desafios de equilibrar as atividades pessoais com as do trabalho, às vezes por excesso de demandas ou por jornadas exaustivas, podem gerar sobrecarga mental, estresse, desgaste emocional e físico. Assim, a qualidade de vida fica bastante comprometida.
Comunicação ineficaz
Uma comunicação ruim entre os líderes e a equipe, ou até mesmo a ausência dessa troca no dia a dia, pode ocasionar más interpretações e conflitos que vão afetar o clima organizacional. A falta de clareza em relação aos objetivos a serem alcançados e a dificuldade de apresentar opiniões e ideias são outros fatores agravantes.
Improbabilidade de crescimento profissional
A percepção dos colaboradores com falta de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal tende a gerar frustração, desmotivação e desinteresse. Esses aspectos contribuem fortemente para a queda da qualidade de vida.
Inadequação do espaço de trabalho
Um ambiente com ruídos excessivos, temperatura inadequada e mobiliário fora dos padrões de segurança e ergonomia, por exemplo, é um espaço insalubre e inseguro, que vai comprometer a saúde física e mental da equipe.
Como evitar esses fatores na sua empresa?
Existem algumas medidas para evitar os problemas que diminuem a qualidade de vida no trabalho. São elas:
- promover uma cultura de bem-estar, com implementação de programas de qualidade de vida, palestras e demais atividades de promoção à saúde;
- manter uma comunicação transparente, com o fornecimento de canais de comunicação abertos e de feedbacks, que promovam a construção de um ambiente produtivo e colaborativo;
- disponibilizar chances de desenvolvimento profissional, como programas de mentorias, workshops e treinamentos periódicos;
- oferecer flexibilidade de jornada de trabalho, estimular pausas durante o expediente, incentivar folgas e férias, entre outras ações que ajudem o colaborador a conciliar vida pessoal e profissional;
- valorizar o trabalho dos funcionários, por meio de oportunidades de desenvolvimento, cultura de feedbacks construtivos, recompensas e demais meios para aumentar a motivação e o senso de reconhecimento;
- prezar a ergonomia adequada, como controle de temperatura, iluminação adequada, limpeza do ambiente de trabalho, mobiliário e outras boas práticas que previnam doenças e acidentes e propiciem conforto.
Agora que você conhece os principais fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho, é importante cuidar da aplicação de medidas eficazes para promover um ambiente laboral salubre, que preza a segurança e o bem-estar dos colaboradores.
Gostou das informações? Então, curta nossa página no Facebook para acompanhar as novidades sobre gestão de riscos, saúde ocupacional, segurança do trabalho e muito mais!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso você queira falar diretamente conosco, clique aqui.