Você sabe quais impactos a sua empresa gera hoje no meio ambiente? Entende qual é a melhor forma de atuar com consciência ambiental, preservando a fauna, a flora e a cultura da região na qual você atua? Esse tipo de questionamento está cada vez mais relevante para a sociedade, impactando diretamente a imagem pública da empresa e a aceitação dos seus clientes.

Uma ótima solução para responder esses questionamentos é utilizar o diagnóstico ambiental, colocando em foco o compromisso da sua empresa com o meio no qual ela está inserida. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue esta leitura e descubra!

O que é um diagnóstico ambiental?

Basicamente, esse é um procedimento de avaliação do ambiente no qual determinada organização atua, indicando os impactos gerados por duas atividades. Para isso, ele considera três aspectos:

  • o meio físico — solo, águas e recursos minerais, por exemplo;
  • o meio biológico — animais e plantas;
  • o meio socioeconômico — impactos sociais, culturais, e variáveis como a existência de sítios arqueológicos, por exemplo.

Como dissemos, o objetivo principal desse diagnóstico é avaliar o meio no qual a empresa atua. Mas ele vai além disso, considerando também os impactos diretos e indiretos da atividade da organização no meio. Assim, pode indicar problemas e não conformidades, além de avaliar riscos para o meio ambiente. Ele ainda serve de embasamento para a criação de estratégias de preservação e prevenção de danos ao ambiente.

Como esse diagnóstico pode ser realizado na empresa?

Em primeiro lugar, é importante contar com profissionais especializados nessa área. Eles avaliarão as condições ambientais naqueles três aspectos que mencionamos, de forma ampla e completa. A partir disso será criado um relatório, que deve ser utilizado pela empresa para seus planejamentos futuros, além de indicar se a organização pode ou não realizar suas atividades em determinada região.

Quais são os benefícios de investir em um diagnóstico ambiental?

De fato, esse tipo de diagnóstico traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Primeiramente, ele garante uma atuação ecológica da organização, possibilitando que você adote estratégias para minimizar eventuais problemas gerados ao ambiente, à fauna e à flora do local.

Além disso, ele permite uma melhoria da imagem da empresa, posicionando sua marca no mercado de forma positiva. Afinal, os clientes tomam consciência dessa preocupação ambiental da empresa, o que valoriza os seus produtos e serviços. E ainda vale dizer que ele pode atuar como uma forma de reduzir os acidentes de trabalho dentro da empresa, buscando a preservação da saúde e segurança dos colaboradores que fazem parte do seu time.

Com tudo isso, podemos ver que o diagnóstico ambiental é um processo extremamente importante para o sucesso de um negócio como um todo. Além de atuar em conformidade com a responsabilidade ambiental e social da empresa, ele melhora a imagem da sua marca e previne acidentes de trabalho na organização!

Agora, se gostou desta leitura, que tal se aprofundar no assunto? Aproveite para conferir como se dá essa relação entre o meio ambiente e a segurança do trabalho!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, acesse nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This