Iluminação em espaço confinado: 3 dicas para fazer de modo seguro
Uma questão essencial a ser discutida é a iluminação em espaço confinado, pois, além desses ambientes naturalmente proporcionarem grandes riscos aos profissionais, qualquer descuido nesse sentido pode aumentar de forma significativa as chances de um acidente de trabalho.
Por essa razão, é muito importante considerar o que diz a legislação, a fim de promover a Saúde e a Segurança do Trabalho. Para tal, é necessário seguir a NR 33 e a NBR 16.577 — ambas tratam de todas as questões ligadas à proteção do trabalhador nesse tipo de ambiente.
Não só a utilização de EPIs e EPCs, mas também uma boa iluminação para o espaço confinado são imprescindíveis para os colaboradores realizarem suas atividades com mais segurança. Mas você sabe como disponibilizar a iluminação de um espaço confinado de modo seguro, eficiente e adequado?
Neste post, daremos 3 dicas que vão ajudar. Confira!
1. Fique atento ao tipo de iluminação
É prevista na, NR 33, a iluminação para espaço confinado, determinando a necessidade de que haja um sistema de iluminação adequado para os colaboradores. Todavia, não é qualquer tipo de iluminação que pode ser instalada, diante de inúmeros riscos.
Normalmente, existe a necessidade de um equipamento específico, que tenha um painel retificador de tensão (12Vcc), por exemplo, além de 2 luminárias blindadas com entrada 220V e 2 tomadas simétricas.
Isso se deve ao fato de que, havendo a restrição de espaço, existe também a necessidade de um equipamento compacto capaz de suportar os outros riscos presentes no local. É preciso que o material seja resistente às variações de temperaturas, produtos químicos, gases tóxicos, intempéries, entre outros.
Apenas dessa forma, a empresa assegurará a iluminação ideal para espaço confinado, viabilizando a Segurança do Trabalho e maximizando a produtividade dos funcionários. Lembrando que, por meio de um sistema de iluminação adequado, será possível evitar incêndios ou explosões ocasionados por um sistema de luzes impróprio.
2. Instale um bom sistema de iluminação
Os sistemas de iluminação são portáteis e têm o objetivo de iluminar espaços confinados maiores, como tanques e galerias subterrâneas. O benefício trazido por esse tipo de equipamento é ele ser mais potente que as lanternas e ter suporte próprio — sendo que alguns contam com bases para piso; outros têm bases magnéticas, que podem ser fixadas em determinadas superfícies metálicas.
3. Utilize EPIs adequados
No sistema de iluminação do espaço confinado, pode haver fios desencapados ou contatos com condutores, criando a possibilidade de graves acidentes. A fim de prevenir que esses e demais quadros aconteçam, é primordial tomar algumas medidas. Os profissionais devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados, além de, obviamente, receberem treinamento para sua utilização.
É necessário contar com a PET (Permissão de Entrada e Trabalho), a fim de centralizar todas as orientações. Ela refere-se a um documento com todas as medidas que precisam ser tomadas no local confinado.
Por fim, a iluminação espaço confinado também promove benefícios à conservação de materiais presentes no local, além de ser importante para a saúde e segurança dos colaboradores. É extremamente importante utilizar equipamentos de qualidade para fazer uma iluminação adequada para o local. Por isso, é essencial contar com uma consultoria especializada nesse assunto, pois isso ajudará a reduzir riscos de uma má iluminação.
Por essa razão, não perca mais tempo, entre já em contato com a SAFE e saiba como podemos ajudar!
Se você tiver curiosidade e quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br.