A segurança no trabalho é muito importante, seja para evitar acidentes ou processos trabalhistas e afastamentos. A análise preliminar de risco, mais conhecida por sua sigla APR, é um dos instrumentos da segurança de trabalho, que visa garantir maior segurança aos trabalhadores de determinada empresa.

Para esclarecer essa questão, preparamos este post especialmente para você. Vamos abordar o que é a análise preliminar de risco e qual a sua importância. Em seguida, vamos dar algumas dicas de como fazê-la, apontar onde pode ser encontrada uma APR em um sistema de gestão de segurança do trabalho e explicar como a contratação de uma empresa de gestão de riscos pode auxiliar nesta etapa. Acompanhe!

O que é a análise preliminar de risco e qual é a sua importância?

A análise preliminar de risco é um dos instrumentos que a segurança do trabalho conta como medida efetiva para a prevenção de acidentes e descoberta de potenciais riscos aos seus funcionários, identificando-os, mitigando-os e, em casos extremos, recusando a realizar a tarefa até que medidas sejam tomadas para evitar os riscos.

Nos requisitos legais não existe um modelo padrão de APR a ser seguido, porém devemos apontar alguns itens importantes como: descrever a atividade a ser realizada, quais os riscos envolvidos, possíveis causas e os controles existentes.

Como fazer uma análise preliminar de risco?

Agora que você já sabe o que é a análise preliminar de risco e qual é a sua importância, confira algumas dicas de como fazê-la.

Conheça o ambiente

Antes de tudo, é importante que você conheça o ambiente de trabalho, identificado principais potenciais de risco e analisando de que forma o trabalho é executado: se oferece riscos de acidentes como: corte, esmagamento, queda de altura, trabalho em espaço confinado, choque elétrico ou de lesões por esforço repetitivo (L.E.R) causados por má postura, iluminações inadequadas, má utilização de princípios ergonômicos, entre outros.

Realize entrevistas

É essencial que sejam realizadas entrevistas com os trabalhadores e supervisores locais para que eles contribuam com opiniões relevantes sobre as condições de trabalho — se há queixas, comentários ou sugestões. Lembre-se que quanto mais participativo for o processo, melhor será a sua aceitação.

Analise dados

Por fim, é importante que as informações colhidas na visita ao local e nas entrevistas sejam transformadas em dados e, posteriormente, analisadas, para que seja construído um real panorama sobre a situação da empresa em relação à segurança do trabalho e à exposição aos riscos.

Onde pode ser encontrada uma APR em um sistema de gestão de segurança do trabalho?

A formulação de uma APR deve ser feita por um técnico ou engenheiro em segurança do trabalho, mas é aconselhado que ela seja feita de forma conjunta com outros profissionais, a fim de dar maior abrangência à análise.

É importante ressaltar que, após a análise do local, caso sejam encontrados problemas graves, as atividades devem ser paralisadas imediatamente, evitando maiores problemas posteriormente. Entenda isso não como um prejuízo, mas sim como uma medida para evitá-los. Continuar operando em ambientes adversos pode gerar muitas dores de cabeça e o pior, ocasionar acidentes aos seus trabalhadores!

Como uma empresa de gestão de riscos pode auxiliar nessa etapa?

Nem sempre as empresas possuem meios próprios para realizar uma APR de forma eficiente e com um prazo razoável. É necessário, por muitas vezes, contar com a consultoria de empresas especializadas no ramo, como uma empresa de gestão de riscos. Dessa forma, você delega as atividades pra profissionais experientes e capacitados!

Sendo assim, a análise preliminar de risco é um instrumento de fundamental importância para a manutenção da saúde, bem-estar e segurança da sua equipe. Não deixe de fazê-lo e, sempre que necessário, conte com a colaboração de profissionais e empresas especializadas no assunto.

Agora que você já sabe o que é a análise preliminar de risco e como fazê-la, confira a importância da segurança do trabalho na sua empresa!

Autor

Escreva um comentário

Share This