O que é auditoria ambiental e qual sua importância? Entenda.
Cada vez mais os consumidores estão atentos à atuação das empresas e às práticas sustentáveis aplicadas para evitar impactos ao meio ambiente. Sendo assim, a auditoria ambiental é uma ferramenta importante, já que trata-se de um conjunto de atividades sistemáticas, estruturadas e documentadas para verificar a relação dos processos de produção e questões ambientais.
Dessa forma, é possível evitar danos irreversíveis ao ecossistema, gastos com multas aplicadas por meio de medidas de fiscalização, processos judiciais, desenvolvimento de uma imagem negativa do negócio no mercado, entre outros prejuízos.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura!
Qual a importância da auditoria ambiental?
A implementação de uma auditoria ambiental eficiente pode proporcionar uma série de benefícios para a empresa, por exemplo:
- promove um processo de conscientização na companhia;
- reduz os resíduos gerados;
- identifica e registra as conformidades e não-conformidades dos processos relacionados a essa matéria;
- melhora a administração da empresa, evitando surpresas desagradáveis;
- previne acidentes ambientais;
- avalia, controla e minimiza os impactos ambientais;
- melhora a imagem da empresa perante o público;
- assessora os gestores na busca pela qualidade, entre outros.
Quais são os tipos de auditorias ambientais?
Há vários tipos de auditorias ambientais, e os critérios dos procedimentos a serem executados dependerão de alguns aspectos. Isso inclui, por exemplo, atividade desenvolvida pela empresa, localização, tamanho, entre outros. A seguir, veja quais são os principais!
Auditoria de conformidade legal
Trata-se da auditoria que aponta se a companhia está cumprindo de maneira correta todas as normas e leis vigentes no país e, quando necessário, seus desdobramentos no estado e no município.
Auditoria de responsabilidade
Também conhecida como due diligence, ela tem o intuito de avaliar o passivo ambiental da organização. É usada nos casos de aquisições e fusões de companhias, como auxílio à precificação do negócio.
Auditoria de acompanhamento
Tem a finalidade de verificar se a empresa executou apropriadamente as correções apontadas na auditoria de conformidade legal ou requeridas pelas autoridades.
Auditoria de certificação
Além das auditorias apresentadas ao longo do texto, também existe as auditorias de certificação, como a ISO 14001, por exemplo, que visa aferir se a organização cumpre todas as exigências para receber o selo de conformidade com a norma referente ao seu Sistema de Gestão Ambiental.
Como realizar a auditoria ambiental?
Para obter os benefícios gerados pela auditoria ambiental, é indispensável que suas etapas sejam realizadas de forma eficiente. Preparamos um passo a passo resumido para ajudar você nesse processo:
- estude e compreenda a empresa, seu contexto e objetivos;
- veja qual é a função da liderança e suas responsabilidades;
- implemente a Política Ambiental;
- planeje e crie um bom Programa de Auditoria;
- estabeleça e forneça os recursos;
- estruture como a operação será realizada;
- acompanhe o desempenho do sistema de gestão;
- identifique oportunidades e defina as melhorias contínuas para solucionar não conformidades;
- estabeleça um plano de ação;
- estabeleça um processo/rotina de acompanhamento da execução do plano;
- meça os resultados a partir das medidas implementadas.
As questões ambientais estão cada vez mais discutidas, aumentando os casos de fiscalização dos processos de adequação para a preservação do ambiente durante as atividades empresariais. Sendo assim, a auditoria ambiental é um instrumento relevante para a contribuição do desenvolvimento sustentável e gestão do negócio.
Quer saber como podemos auxiliar na gestão eficaz da sua empresa e alcançar melhores resultados? Então, entre em contato e fale com um especialista!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.