A poluição sonora não afeta apenas a audição de quem está submetido a ela. Altos índices de exposição a sons mais altos que o recomendado, principalmente quando isso é uma prática recorrente e diária — como no caso de quem mora em grandes centros urbanos — pode trazer alterações hormonais, nervosas e, até mesmo, despertar sintomas no sistema cardiorrespiratório ou de depressão e ansiedade.

A NR 08 é uma norma que pode auxiliar nesse sentido. Ela trata sobre as principais regulamentações em relação às edificações do local do trabalho. Quer saber mais sobre a NR 08 e sua relação com a poluição sonora característica dos grandes centros urbanos? Então continue a leitura e descubra!

O que é a NR 08?

A NR 08 estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem. Ela traz uma série de exigências relacionadas ao ambiente de trabalho, de forma a garantir a saúde e a segurança dos colaboradores. Nessa norma você encontra diretrizes em relação às janelas, pé direito do local, piso, circulação entre tantas outras variáveis que devem ser observadas no local de trabalho.

Os dois principais tópicos dessa norma são:

Circulação

Esse tópico traz diretrizes relacionadas à circulação de pessoas e objetos no ambiente de trabalho. Nesse aspecto, os pisos devem ser sempre nivelados, sem saliências ou depressões. As escadas, rampas e pisos precisam ser resistentes e, sempre que houver aberturas, elas precisam estar protegidas para evitar a queda de pessoas e objetos.

No caso de pisos escorregadios, deve ser instalados materiais antiderrapantes. Eles também precisam ser resistentes de forma a suportar o peso de pessoas e objetos que transitam pelo local.

Proteção contra intempéries

O local de trabalho deve ser protegido contra chuva, iluminação solar excessiva e umidade. Contudo, também é preciso ficar atento para que não haja falta de iluminação solar durante o dia no local.

Além disso, segundo esse tópico da NR 08, é preciso seguir normas para garantir que o local esteja protegido de incêndios, assim como garantir o isolamento térmico e acústico do ambiente organizacional.

Qual a relação da NR 08 com a poluição sonora?

Quando se fala em grandes centros urbanos, a poluição sonora é uma constante. Barulho de trânsito, pessoas falando, músicas na rua, entre tantos outros estímulos podem fazer com que os seus colaboradores sofram, prejudicando a saúde e, inclusive, a produtividade do time.

Isso não é uma exclusividade das grandes cidades, apesar de ser mais comum nesses ambientes. Além disso, pode ser que a sua empresa esteja produzindo ruídos, aumentando a poluição sonora do local onde ela está situada e prejudicando toda a população do entorno.

A melhor forma de combater esse tipo de problema é, exatamente, planejando um ambiente que isole esses sons da rua ou de outros locais da edificação. Isso vai garantir um ambiente organizacional adequado para a realização das atividades, assegurando também o isolamento dos ruídos produzidos pela empresa para as pessoas ao redor.

Qual a relação da NR 08 com a NBR 10151?

Existe uma norma, criada pela ABNT, que orienta de forma técnica sobre os ruídos nos centros urbanos. É a NBR 10151. Nela estão descritos os limites de ruídos permitidos nesses locais e formas de medição, além de equipamentos que podem ser utilizados para neutralizá-los.

Dessa forma, ela se relaciona com a NR 08 uma vez que é possível que você planeje o ambiente da sua empresa de acordo com os limites de segurança estabelecidos por essa norma, garantindo que os seus colaboradores não serão prejudicados devido à exposição a ruídos acima dos valores limites. Com isso, não apenas a equipe ganha, mas a empresa como um todo, uma vez que passa a contar com colaboradores mais saudáveis e produtivos.

Prestar atenção às normas regulamentadoras é fundamental para garantir a saúde e segurança dentro da empresa. Entre elas, está a NR 08, que trata sobre as diretrizes para as edificações. Nesse post falamos um pouco mais sobre a proteção ao ruído. Isso impacta, inclusive, o ambiente no entorno, garantindo a proteção e o conforto de quem está dentro e fora da empresa.

Se você gostou deste texto, saiba também sobre como reduzir os impactos da sua indústria no meio ambiente!

Se quiser conhecer mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This