Radiação no corpo humano: descubra os seus efeitos

A segurança no ambiente de trabalho é indispensável, especialmente em setores onde se lida com produtos e materiais que apresentam riscos para a saúde. Um exemplo bem claro disso é o trabalho com materiais radioativos, como o que acontece em usinas nucleares e em hospitais. Se não forem tomados os devidos cuidados, os efeitos da radiação no corpo humano podem ser bem severos.

O primeiro passo para manter a segurança da equipe durante o trabalho é entender melhor esses efeitos e como eles se manifestam. Para isso, vamos falar um pouco mais sobre a radiação, como ela afeta o ser humano e qual é a gravidade de seus danos. Acompanhe.

Quais tipos de radiação podem ser encontrados em ambiente laboral?

O termo “radiação” tem, na verdade, um conceito bem amplo. Ele pode ser usado para se referir a qualquer propagação de energia, seja na forma de magnetismo, luz visível ou de materiais radioativos, que é o que a maioria das pessoas pensa.

No geral, as radiações são divididas em dois tipos:

  • não ionizantes: possuem baixa frequência e não costumam causar danos graves ao corpo, exceto em exposição prolongada e intensa. É o caso da luz visível, micro-ondas e infravermelho;
  • ionizantes: ao entrar em contato com um objeto, elas fazem com que ele fique eletricamente carregado, sendo mais perigosas. É o caso dos raios X e raios gama, por exemplo.

Uma exposição prolongada à radiação ionizante, como o material usado em usinas nucleares, é o que causa efeitos negativos no corpo humano.

Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?

A forma como a radiação afeta o corpo pode variar bastante. No caso das radiações ionizantes, a exposição à energia pode levar a alterações e deformações na estrutura celular, decorrentes de várias mudanças na estrutura do DNA. Essas mutações no material genético, por sua vez, podem ter vários efeitos diferentes. Porém, um dos mais comuns é o desenvolvimento de câncer.

Os efeitos agudos da radiação no corpo humano, aqueles que se manifestam imediatamente, geralmente vêm na forma de envenenamento, com a substância interferindo nas funções corporais. Se não for feito um tratamento imediato, isso pode levar à morte rápida.

Porém, mesmo que os efeitos iniciais sejam contidos, ainda há a possibilidade de desenvolver efeitos crônicos. Nesses casos, as mutações genéticas aumentam as chances de desenvolver tumores cancerígenos, disfunções na tireoide, entre outras doenças. Em casos extremos, as mutações podem persistir por várias gerações.

Os danos são irreversíveis?

A duração e a intensidade dos efeitos da radiação no corpo humano dependerão principalmente da intensidade da exposição, de sua frequência e da distância da fonte. Se uma pessoa fica muito próxima a uma fonte de radiação por muito tempo, mesmo que ela não seja intensa, as chances de danos persistentes são altas.

Por isso que as Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica estabelecem como responsabilidade dos empregadores oferecer os recursos para minimizar seus impactos, incluindo blindagem, roupas protetoras, etc.

Entender os efeitos da radiação no corpo humano é o primeiro passo para implantar medidas de proteção mais efetivas. Lembre-se de acompanhar as novas normas de segurança e utilizar equipamentos de boa qualidade.

Achou este artigo útil? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a aprenderem sobre o tema.

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This