Você sabe o que é DDS? Certamente, empresas que se preocupam com a segurança dos seus colaboradores, em algum momento, já falaram sobre essa ferramenta. Com o DDS, rápidos encontros no início do turno permitem despertar a conscientização de segurança nas suas rotinas de trabalho.

Apesar de parecer simples, o DDS é uma técnica extremamente eficiente e com resultados facilmente perceptíveis. Quer saber o porquê? Continue a leitura deste texto para conferir as orientações gerais sobre o tema!

O que é DDS?

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma conversa sobre segurança do trabalho realizado no início do turno, com duração máxima de 20 minutos. Nesse tempo, uma série de discussões e instruções são desenvolvidas em relação à prevenção de acidentes ligados às suas atividades.

A ferramenta foi criada nos anos 90 e, ao longo do histórico da sua utilização, ganhou popularidade e, hoje, pode ser vista em diferentes variações, dependendo do objetivo e do segmento do negócio.

Qual é a importância do DDS para as empresas?

Sua aplicação ganhou espaço justamente pela preocupação em conscientizar os colaboradores sobre os riscos a que suas atividades estão sujeitas. A ferramenta, quando bem aplicada, permite engajar toda a empresa no esforço para manter a saúde e buscar a integridade física dos profissionais.

Além disso, o DDS orienta os colaboradores em relação ao Meio Ambiente, Saúde e Higiene Ocupacional, além de outros temas ligados às atividades executadas no trabalho.

Quais são os benefícios da realização do DDS?

Abaixo, listamos quais são os principais resultados gerados pelo DDS quando aplicado de forma eficiente. Confira!

Conscientização de colaboradores

Como alguns dos profissionais passaram sua vida ligados àquela prática, consideram saber perfeitamente o que fazer para nunca se envolver em algum acidente.

Entretanto, com a evolução constante de tecnologias, novos equipamentos são implementados e sua utilização proporciona riscos que aparelhos antecessores não tinham. Dessa maneira, o DDS entra como um reforço para evitar acidentes com o novo maquinário e para relembrar práticas por vezes esquecidas.

Discussão de ideias

Quando o DDS é bem aplicado e os envolvidos participam do assunto, uma série de discussões são desenvolvidas. Novos riscos podem ser identificados e a solução desses problemas pode surgir justamente com essa discussão.

Para atingir esse objetivo, o responsável pela realização do DDS deverá buscar sempre novos temas que promovam a participação de todos.

Aumento de produtividade

Um outro reflexo que o DDS pode gerar é a reeducação dos profissionais em relação a suas atividades. Muitas vezes, o desempenho de postos de trabalho está abaixo da sua capacidade máxima.

O DDS permite educar o responsável por cada atividade sobre como realizar de forma correta, reduzindo os gargalos e, consequentemente, aumentando a sua produtividade.

Como realizar o DDS?

Supervisor de produção, membros da CIPA, técnico de segurança do trabalho e até mesmo o empreendedor pode ser o responsável pela aplicação do DDS.

Esse profissional deverá informar todos colaboradores da realização da prática, explicando o que é e por que será realizada. Nesse ponto, é importante utilizar uma comunicação clara e assertiva para engajar a participação de todos os envolvidos.

O DDS é uma ferramenta muito importante para diminuir os riscos que o ambiente de trabalho oferece. Dessa forma, procure sempre motivar os profissionais a participarem, pois todos saem beneficiados por ele.

Agora que você entende melhor sobre o que é DDS, que tal encontrar em contato conosco e ver como podemos te ajudar com sua implementação? Basta clicar em “Fale com o especialista” ao lado direito.

Autor

Escreva um comentário

Share This