Quais as causas e consequências do desmatamento para a indústria?
O desmatamento no Brasil é um assunto que merece destaque. Isso porque, além das suas consequências — alterações nos padrões climáticos e degradações do solo, por exemplo —, os dados relacionados ao seu crescimento vêm se tornando cada vez mais preocupantes.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estimativa de desmatamento na Amazônia Legal, em 2023, foi de 9.001 km², e no Bioma Cerrado, foi de 11.011,70 km², no mesmo ano.
Você sabe quais são as causas e consequências do desmatamento para a indústria? Continue a leitura deste artigo e descubra!
Quais são as principais causas do desmatamento?
As causas dos desmatamento estão diretamente ligadas às atividades produtivas desenvolvidas pelo ser humano, por exemplo:
- expansão urbana e infraestrutura;
- exploração madeireira;
- agricultura;
- pecuária;
- mineração
- produção de meios de transporte que usam a madeira em sua fabricação, como barcos, entre outros.
Quais são as consequências do desmatamento?
Como consequências do desmatamento temos um conjunto de impactos ambientais negativos, entre eles:
- perda da biodiversidade;
- extinção de espécies;
- mudanças climáticas;
- poluição da água;
- degradação do solo etc.
Como o desmatamento interfere na indústria?
Não há dúvidas da importância da indústria para os seres humanos, tendo em vista que, por meio das atividades executadas, os indivíduos têm acesso a vários itens necessários para a sobrevivência.
Dessa forma, os processos industriais devem ser incentivados, mas sem esquecer que, para isso ocorrer, é indispensável o meio ambiente ser preservado. Afinal, os impactos das atividades vão desde a contaminação hídrica até a poluição do ar.
Por exemplo, alguns gases podem impactar a saúde das pessoas. Sendo assim, é preciso haver uma gestão que garanta a sustentabilidade. Além disso, deve-se estar atento à legislação vigente, pois a falta de adequação às normas de obrigações ambientais e práticas irregulares podem ocasionar aplicação de multas ou pontos negativos na reputação da marca.
Nesse contexto, podemos citar a Política Nacional de Recursos Hídricos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que dispõem de tópicos importantes, como a destinação dos resíduos produzidos durante as atividades industriais.
O que as indústrias podem fazer em relação ao desmatamento?
São inúmeras as medidas possíveis para reduzir as taxas de desmatamento e proporcionar processos industriais executados de forma consciente. Algumas práticas que podem trazer resultados bastante positivos são:
- implementação de um modelo econômico de produção com base no desenvolvimento sustentável;
- participação no desenvolvimento de medidas de preservação ambiental;
- investimento na redução da geração de resíduos desnecessários;
- escolha por materiais biodegradáveis;
- elaboração de políticas de reflorestamento de áreas devastadas;
- adequação à legislação ambiental.
Pelo fato de o desmatamento consistir na remoção indiscriminada da vegetação, isso gera questionamentos relevantes sobre questões ambientais. As sanções impostas pelos órgãos fiscalizadores têm a finalidade de assegurar o manejo adequado das áreas florestais, preservando o ecossistema e punindo ações prejudiciais à natureza.
Agora que você já sabe as causas e consequências do desmatamento para a indústria, é preciso ter em mente práticas para o controle do desmatamento. Assim, será possível contribuir para a promoção da preservação do meio ambiente e aplicação de medidas sustentáveis.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajude seus contatos a esclarecer as principais dúvidas sobre a relação entre desmatamento e indústrias!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.