O que é e como fazer a gestão hídrica em empresas? Confira.

A água sempre foi abundante para a maioria dos brasileiros, com algumas exceções. Crescemos com uma cultura que não prestava muito atenção na necessidade de se fazer uma boa gestão hídrica. Hoje, temos uma Lei das Águas (Lei Nº 9.433/1997).

Mas, a disponibilidade de água é cada vez menor e os custos para o seu tratamento e distribuição são cada vez maiores. É preciso urgentemente desenvolver um comportamento que leve em conta a importância do cuidado com a água.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira o que é e como fazer a gestão hídrica em empresas.

O que é gestão hídrica?

A água é um recurso natural muito abundante no planeta, mas apenas com um pequeno percentual disponível para uso humano. Nossa forma de viver tem reduzido muito a qualidade dessa água disponível, o que a torna um recurso já escasso em muitas regiões.

A gestão hídrica é a abordagem que é feita para uma adequada utilização da água que se tem para consumo, seja direto ou indireto, potável ou industrial. Pode ser realizada em uma residência, em uma fazenda, em um condomínio ou em uma empresa.

Qual a sua importância e seus benefícios?

A principal importância da gestão da água pode ser resumida em três aspectos essenciais de seu manejo:

Ao mesmo tempo, uma gestão adequada da água permite manter sua disponibilidade por mais tempo, evitando escassez e falta, assim como manter custos acessíveis para o tratamento e distribuição. Além disso, uma boa gestão hídrica constitui um dos mais importantes passos para a sustentabilidade, garantindo esse recurso para gerações futuras.

Como fazer a gestão hídrica nas empresas?

A água de uma empresa pode ser utilizada principalmente para limpeza e higiene, dessedentação de pessoas e para processos industriais. Administrar adequadamente cada um desses empregos da água é essencial para a empresa fazer a sua parte, ou seja, fazer a gestão hídrica. Acompanhe as principais iniciativas!

Conscientizar toda a empresa

É imprescindível trabalhar a orientação com vistas à construção de uma cultura de preservação dos recursos como a água. Todos na empresa precisam estar voltados para esse cuidado. É no cuidado de cada um que se sustenta uma gestão apropriada.

Mensurar o uso da água

Identifique todos os pontos e locais de consumo de água nas diferentes instalações da empresa e para todas as atividades que façam uso dela. Avalie a forma como está sendo empregada e se há excessos no seu consumo que possam ser reduzidos.

Avaliar riscos e oportunidades

Nos usos da água identificados na empresa, avalie as situações em que há risco, seja para a própria qualidade da água ou para sua disponibilidade na empresa. Ao mesmo tempo, esteja atento às diferentes oportunidades para aprimorar a utilização da água ou mesmo reduzir, ou eliminar sua necessidade.

Definir metas

Defina metas que permitam melhorar a forma como a água é utilizada, assim como o volume consumido na empresa. Não se esqueça, porém, de sempre considerar a qualidade da água, e não apenas o seu volume, ou seja, consumir menos e poluir menos também.

Como você pôde ver, a gestão hídrica na empresa não é tão difícil, mas exige o comprometimento de todos, desde a diretoria ao chão de fábrica. É preciso trabalhar as ações com vistas ao alcance das metas estipuladas. Construir indicadores para isso é uma boa iniciativa.

Gostou deste post? Você pode se manter atualizado: assine a nossa newsletter e não perca nada!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This