Empresa sustentável: confira os mitos e verdades sobre esse assunto!

Sustentabilidade é um tema que está em alta na atualidade. Ele se refere às práticas individuais e coletivas que visam a preservação do meio ambiente e do planeta. Mas na hora de investir nesse tipo de prática na sua empresa, você ainda tem algumas dúvidas?

Se sim, este artigo é para você! A sustentabilidade é importante, pois além de proporcionar o benefício maior ligado ao meio ambiente, traz uma imagem positiva para a sua empresa, uma proposta de valor para o seu público e mostra para todos que você se preocupa com o mundo em que vivemos e com a sociedade. 

Mas ainda há alguns mitos e verdades quando se fala em sustentabilidade e entender o que é real, é essencial para que você realmente invista nessas iniciativas.

Quer saber o que é mito e o que é verdade sobre uma empresa sustentável? Continue a leitura e descubra!

Sustentabilidade custa caro

Mito. Muitas pessoas acreditam que ter uma empresa sustentável exige grandes investimentos. Mas essa não é a realidade.

Você pode, sim, realizar muitos investimentos alinhados com essa iniciativa. Entretanto, a sustentabilidade também passa por ações simples e cotidianas, que não são muito onerosas para a empresa. Nesse sentido, conscientizar o time, reciclar o lixo e utilizar matéria-prima ecologicamente correta são formas baratas de investir em sustentabilidade.

Uma boa postura ambiental permite atingir novos públicos

Verdade. Há grupos de pessoas que, na hora de escolher uma empresa para consumir um produto ou serviço, dão preferência para aquelas que investem em sustentabilidade. Dessa forma, quando você torna a sua empresa sustentável, pode atingir novos públicos.

Isso significa que a sustentabilidade é uma forma de melhorar o seu resultado e o número de clientes da organização ao mesmo tempo que você preserva o ambiente ao seu redor.

Sustentabilidade não gera retorno

Mito. Há quem acredite que a sustentabilidade é um investimento que apenas onera a empresa, sem gerar retornos financeiros para a organização. Mas esse é um dos grandes mitos sobre esse conceito.

Certamente, a empresa sustentável pode perceber o retorno na sociedade e no ambiente ao seu redor. Mas ela também é capaz de ver o retorno financeiro do investimento. Afinal, você pode atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já compram com você potencializando os seus lucros, além do fato de que práticas sustentáveis também visam otimização de processos aumentando a reutilização/reciclagem e diminuindo os desperdícios, gerando dessa forma, uma economia direta com a matéria prima.

A preocupação com o meio ambiente valoriza a empresa no mercado

Verdade. A sustentabilidade é uma ótima forma de melhorar a reputação da sua marca perante o mercado. Inclusive, isso aumenta a sua competitividade diante da concorrência.

Isso porque, uma empresa sustentável é mais valorizada pelos clientes. Quando você mostra que se preocupa com a sociedade e o meio ambiente, é capaz de mostrar também que o foco não é apenas o retorno financeiro, mas também os ganhos sociais que a empresa pode gerar. Dessa forma, você fortalece a sua marca perante o mercado.

Como vimos, há muitos mitos sobre a sustentabilidade. Mas há também grandes verdades. Uma empresa sustentável pode atingir novos públicos e melhorar a reputação da sua marca. Além disso, qualquer empresa pode ser sustentável, independente do porte. Dessa forma, que tal começar agora mesmo a investir nesse conceito? Reveja as suas práticas e processos, mostre para o mundo que você se preocupa com o meio ambiente e a sociedade em que está inserido.

Gostou do artigo? Então, aproveite para seguir a SAFE no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This