O que são os riscos biológicos e como preveni-los? Descubra aqui!

Você já ouviu falar de riscos biológicos? Esse é um assunto de interesse de qualquer gestor ou colaborador principalmente das áreas da saúde, agricultura ou mineração. A SAFE também se preocupa com a segurança da sua equipe, por isso, vamos conversar sobre tais riscos neste post.

Entender do que se trata e descobrir como proteger os trabalhadores é essencial para desenvolver medidas de segurança eficazes. Que tal iniciar agora essa jornada de informação e conhecimento? Acompanhe a leitura e entenda mais sobre os riscos biológicos!

Entendendo mais sobre os riscos ambientais: o que são riscos físicos e químicos?

É possível que, quando você pense em riscos ocupacionais, logo venha à cabeça as imagens de acidentes com equipamentos ou algo relacionado à ergonomia do colaborador. Por isso é necessário entender do que estamos falando quando a pauta é “riscos ocupacionais ambientais”.

Nessa categoria está, além dos riscos biológicos, os riscos físicos e químicos. Você sabe o que cada um deles significa? Veja uma rápida definição desses riscos que, caso se transformem em acidentes, podem afetar os seus colaboradores:

  • riscos químicos: qualquer substância, produto ou composto que possa ingressar no organismo do trabalhador pelas vias respiratórias, pele ou por meio de ingestão;
  • riscos físicos: qualquer exposição de energia que possa danificar ou prejudicar o colaborador (ruído, calor, pressão, frio, umidade etc.).

O que são riscos biológicos?

Se você deseja entender o que é um risco biológico é necessário reconhecer o que são os microrganismos. Esses indivíduos são categorizados como microscópicos ou ultramicroscópicos e denominam o grupo das bactérias, cianofíceas, fungos, protozoários e vírus.

Sabendo disso, é fácil definir os riscos biológicos que podem afetar os colaboradores da sua organização: entram nessa categoria qualquer um dos microrganismos que possa afetar a saúde ou integridade de uma pessoa. Independentemente do nível da ameaça (leve, moderada ou grave) ou da forma de acesso (direta ou indireta).

Como prevenir a sua equipe dos riscos biológicos?

Agora que você já sabe o que são os riscos biológicos que podem afetar a sua equipe, vamos citar algumas práticas recomendadas para proteger os trabalhadores ligados à sua organização. Veja agora!

Higienização das mãos

Nessa onda de COVID-19, há muitas campanhas circulando sobre o poder da higienização das mãos. Vale saber que esse é o ponto mais estratégico e eficaz para diminuir os casos de contaminação biológica, seja pelo coronavírus ou qualquer outro risco (outro vírus, bactérias, protozoários etc.).

Correto descarte de resíduos

Principalmente em ambientes hospitalares ou laboratoriais, é necessário que haja um grande cuidado com o manejo de resíduos ou instrumentos infectados (luvas, seringas com agulhas, misturas com fluidos contaminados etc.). Instruir os trabalhadores para que haja o descarte adequado deve ser também uma preocupação dos gestores da instituição.

Utilização de EPIs

Segundo a Portaria nº 3.214/78, é obrigação do empregador disponibilizar gratuitamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) aos trabalhadores. Veja a lista de EPIs básicos ligados à proteção aos riscos biológicos:

  • máscara;
  • avental;
  • luva;
  • óculos;
  • sapatos fechados.

A quantidade de riscos biológicos que estamos expostos é enorme, mas ao implementar as boas práticas apresentados neste material, os trabalhadores do seu negócio estarão bem mais protegidos de qualquer tipo de contaminação. Outra boa forma de manter tais situações sob controle, é contar com uma empresa especializada em gestão de riscos.

A SAFE trabalha nesse setor e está constantemente viabilizando novas soluções para garantir a integridade física dos colaboradores. Ficou interessado? Então entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar!

Se antes preferir conhecer mais sobre a SAFE, visite nosso site acessando o endereço www.safesst.com.br.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.