3 dicas práticas de responsabilidade ambiental para implementar na sua empresa
Assumir a responsabilidade ambiental e investir em sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante e necessário para todas as empresas. Afinal, além dos benefícios sociais e para o meio ambiente, esse investimento ainda pode ajudar a se destacar no mercado e potencializar os seus lucros.
Isso porque os clientes valorizam organizações que investem em ações benéficas para o meio ambiente. Eles tendem a dar preferência para consumir nessas empresas, sabendo que elas compartilham valores com eles. Dessa forma, quando você coloca a responsabilidade ambiental em prática, também melhora a sua reputação no mercado e chama a atenção dos consumidores, potencializando os resultados do seu negócio como um todo.
Quer saber como fazer isso? Então confira algumas das nossas dicas práticas e simples de responsabilidade ambiental para implementar em sua empresa agora mesmo!
1. Reduza o consumo de energia
Cerca de 17% da energia elétrica gerada no Brasil vem de fontes não renováveis, como a oriunda de termoelétricas e nucleares. Dessa forma, quanto mais você consome, maior é o impacto ambiental que a sua empresa gera.
Uma das ações práticas no que se refere à responsabilidade é, portanto, o investimento na redução do consumo de energia. Para isso, você pode investir em máquinas e equipamentos mais modernos, capazes de consumir menos energia para serem acionados.
Também pode trocar as lâmpadas da empresa para modelos mais econômicos e, até mesmo, investir em campanhas para conscientizar os colaboradores sobre a mudança de hábitos no que se refere ao consumo de energia.
Vale lembrar que também é possível investir em energias limpas e renováveis para serem usadas em sua empresa, como a energia solar. Tudo isso, além de tornar a sua empresa mais sustentável, ainda permite a redução de custos na organização.
2. Elimine o desperdício
Muitas vezes as empresas desperdiçam grandes quantidades de matéria prima ao longo do ciclo produtivo. Isso pode acontecer sem que os gestores percebam, fazendo com que a organização aumente o consumo de matéria prima e gere mais resíduos impactando o meio ambiente.
Portanto, revise os seus processos com o objetivo de identificar as principais fontes de desperdício e eliminá-las. Busque meios de usar as matérias primas com maior consciência de forma a evitar gerar qualquer resíduo desnecessário. Com isso, você preserva o meio ambiente, reduz custos e ainda melhora a qualidade dos processos que ocorrem dentro da organização.
3. Revise os materiais utilizados e fornecedores
Para garantir as atividades diárias da sua empresa ou produzir mercadorias, é importante contar com fornecedores e uma série de materiais diferentes. Mas você já parou para pensar na origem desses produtos e no impacto ambiental de cada um deles?
Portanto, uma outra ação prática que pode ser tomada pela sua empresa agora mesmo é revisar todos os materiais utilizados. Busque identificar aqueles que geram mais impacto ambiental e, a partir disso, substituí-los. Também invista em contratos com fornecedores que também têm responsabilidade ambiental.
Como você pôde perceber, existem diversas ações práticas de responsabilidade ambiental nas quais você pode investir na sua empresa de forma a torná-la mais sustentável. Com isso, além de preservar o meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade, você ainda pode melhorar a reputação do seu negócio e reduzir os custos operacionais.
Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas como essa diretamente no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!
Se você quiser saber mais sobre a SAFE e como podemos ajudá-lo, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente com nosso time, clique aqui.