Você já sabe o quão importante é investir em segurança do trabalho para garantir a saúde da sua equipe e evitar problemas legais para a sua empresa. Porém, o que você ainda não sabe é que essa estratégia é capaz de trazer uma série de retornos financeiros para o negócio.

Uma forma de visualizar esse retorno é por meio de um indicador quantitativo chamado de ROI — sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento. Dessa forma, é possível mensurar os ganhos que a organização tem com o investimento em segurança do trabalho.

Quer saber a importância do ROI em segurança do trabalho e entender como calcular esse indicador? Então continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é o ROI?

O ROI é um indicador utilizado em diversas áreas da empresa para calcular, numericamente, quanto o negócio ganhou com determinado investimento. Ou seja, é uma forma de mensurar se o capital investido trouxe algum benefício financeiro para a organização e, dessa forma, tomar decisões sobre ampliar os investimentos ou eliminá-los.

Por que utilizar o ROI na empresa?

Qualquer investimento que você realiza na sua empresa, seja novas máquinas, contratação de colaboradores ou capacitação do time, precisa trazer um retorno financeiro. Caso contrário, o investimento se transforma em custo e não cumpre os seus objetivos.

É aí que entra a importância do ROI. Ele é uma forma de mensurar quantitativamente esse retorno e embasar o processo decisório sobre as estratégias e planos de ação do negócio. Quando se fala em segurança do trabalho, o caso não é diferente.

Por ser uma área que tem como objetivo resguardar a saúde e a integridade, tanto física quanto mental, do time, a segurança do trabalho traz resultados subjetivos e objetivos para a empresa.

Isso significa que esse investimento é capaz de melhorar o clima organizacional e a satisfação do time — resultados subjetivos —, mas também aumentar a produtividade, reduzir o número de afastamentos de colaboradores e evitar multas — resultados objetivos.

O ROI calcula exatamente o reflexo do investimento em segurança do trabalho nas finanças do negócio e, dessa forma, serve para demonstrar a importância do setor para gestores e colaboradores e para diagnosticar problemas na sua estratégia, possibilitando a correção da rota para garantir o sucesso dos planos de ação nesse sentido.

Como calcular o ROI em segurança do trabalho?

Agora que você já sabe o que é o ROI, é hora de entender como calcular esse indicador. A sua fórmula é dada por:

ROI(%) = ((ganho financeiro – investimento)/ investimento) x 100

Quando falamos em investimento na fórmula acima, estamos falando em todo o valor gasto relacionado à segurança do trabalho. Portanto, você deve incluir os colaboradores que atuam em segurança do trabalho, contratação de empresas prestadoras desse tipo de serviço, compra de equipamentos, custos com acidentes de trabalho, entre outros.

Já o ganho financeiro é o resultado, em números, de todos os benefícios que a estratégia trouxe. Portanto, se o investimento em segurança do trabalho aumentou em 10% a produtividade da empresa, por exemplo, esse ganho deve ser considerado. A queda na rotatividade, absenteísmo e afastamento de colaboradores também traz retorno numérico, devendo ser incluída. Não podemos esquecer, apesar de não ser o foco principal das ações em segurança do trabalho, da queda ou eliminação das multas e indenizações trabalhistas bem como o aumento do sucesso em causas relacionadas a esse assunto.

O resultado final do ROI é a percentagem de retorno que o investimento em segurança do trabalho trouxe para a empresa.

A segurança do trabalho é essencial para o sucesso da sua empresa. Investir nesse setor, além de ser um compromisso ético e legal que você assume com os colaboradores e com os órgão fiscalizadores, ainda traz retorno financeiro e evita uma série de prejuízos relacionados à multas ou processos judiciais. Portanto, comece agora mesmo a quantificar os seus ganhos calculando o ROI em segurança do trabalho!

E para ficar sempre por dentro das nossas atualizações, siga a SAFE nas redes sociais. Estamos cheios de novidades no FacebookTwitter e LinkedIn!

Se você quiser saber mais sobre a SAFE, visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Caso queira entrar em contato diretamente conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This