Criado pelo Governo Federal em 2015, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – e-Social, tem feito com  que muitas empresas busquem por uma consultoria em saúde e segurança do trabalho.

Contar com esse serviço é relevante, uma vez que possibilita aos empresários que todas as suas obrigações em relação à saúde ocupacional e segurança do trabalho estejam em dia. Além disso, os colaboradores perceberão que a empresa se preocupa com a sua qualidade de vida e, assim, trabalharão mais motivados e como consequência ganharão mais produtividade.

Se você ainda não está convencido da relevância desse serviço para a sua empresa, siga a leitura e entenda o porquê de ser importante contar com uma consultoria em saúde e segurança do trabalho!

Por que é preciso contratar uma consultoria em saúde e segurança do trabalho com foco no e-Social?

De acordo com um estudo publicado em uma reportagem do portal G1, 66,3% das empresas brasileiras desconhecem o e-Social. Esse número é muito relevante e traz à tona uma questão bastante grave.

Isso porque, segundo publicação no portal do Governo Federal, a partir de julho de 2019, todas em empresas que têm faturamento superior a R$ 78 milhões precisarão registrar no e-Social as informações acerca de eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST.

Existe um cronograma para o restante das empresas, baseado em faturamento também pouco conhecido pelas organizações.

Contar com uma consultoria é importante para assegurar que todas as regras sejam seguidas, programas de prevenção contra acidentes de trabalho estabelecidos e os registros no e-Social realizados de forma correta.

É importante ressaltar que, desde março de 2019, já é possível fazer o envio de eventos de SST no e-Social, em um ambiente de testes. Por isso, o quanto antes começar os registros, melhor. Assim, quando tudo estiver valendo, a prática já estará em vigor na sua empresa.

Quais são as principais vantagens de contar com uma consultoria em saúde e segurança do trabalho?

A sua organização terá diversas vantagens ao contratar uma consultoria em saúde e segurança do trabalho. As principais delas são as listadas a seguir!

Prevenção de erros

Conforme explicamos, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre as novas regras do e-Social em relação à SST. Por isso, ao contratar uma consultoria especializada, você pode prevenir que erros ocorram na organização.

Estar em dia com as regras do e-Social

Estar em dia com as regras do e-Social é imprescindível para as empresas, pois, se isso não acontecer, podem ser aplicadas penalidades com valores bastante altos.

Contar com a expertise de profissionais capacitados

Ao contratar uma consultoria especializada em saúde e segurança do trabalho, você terá à sua disposição profissionais capacitados, que entendem do assunto e desse mercado de modo geral. Assim, poderá ter toda essa expertise aplicada para o seu negócio e mais tempo para trabalhar em outras questões estratégicas da sua empresa.

Como você pôde perceber, uma consultoria em saúde e segurança do trabalho pode fazer muito pela sua empresa, principalmente em relação ao cumprimento das regras do e-Social.

A SAFE tem experiência em gestão de riscos, consultoria e assessoria em saúde ocupacional e segurança do trabalho. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Se quiser saber mais sobre a SAFE, clique aqui e acesse nossa página na web.

Autor

Escreva um comentário

Share This