Explosivos são materiais bastante perigosos, que oferecem riscos tanto a quem os manipula quanto às pessoas e às edificações do entorno. Porém, algumas organizações precisam utilizar esse tipo de material em suas atividades, sendo necessário ter cuidado no momento de armazená-lo e manuseá-lo para evitar acidentes.

É aí que entra a NR 19. Trata-se de uma Norma Regulamentadora relativa ao uso desse material, mas também é responsável por gerar alguns questionamentos importantes, que devem ser respondidos para garantir a segurança nas atividades de empresas que lidam com explosivos.

Leia o conteúdo a seguir e esclareça suas principais questões sobre a NR 19 agora mesmo.

Quais materiais são considerados explosivos?

Segundo a NR 19, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.

Quais cuidados são necessários na hora de manusear explosivos?

A NR 19 fornece algumas diretrizes específicas para manusear esse tipo de material — tanto no momento de fabricação quanto no armazenamento, no transporte e na utilização para alguma finalidade dentro da empresa.

Segundo essa diretriz, a fabricação de explosivos só é permitida para empresas autorizadas, em locais isolados e com a presença de no máximo quatro trabalhadores. A armazenagem e o transporte devem ocorrer em local adequado, tomando-se os devidos cuidados para que não ocorram acidentes, segundo as diretrizes da Norma.

Para manusear os explosivos, é importante reduzir ao mínimo a quantidade de trabalhadores envolvidos na realização da atividade e os materiais, utilizando apenas o que for realmente necessário.

Os colaboradores precisam ser treinados para lidar com os produtos e é fundamental contar com um supervisor no momento do trabalho. Além disso, o calçado deve ser apropriado à atividade e estar completamente limpo, livre de areia, terra ou outros itens semelhantes.

Quais são as proibições da NR 19?

Segundo a NR 19, é proibido fumar ou utilizar qualquer tipo de equipamento que gere faíscas na hora de manusear o explosivo, sem contar que os trabalhadores não devem usar peças de vestuário que tenham metais. Todas as ferramentas precisam ser compostas por aço inoxidável ou outro material que dificulte a explosão, sendo proibido também o uso de qualquer fonte de ignição nesse momento.

Quais empresas precisam se adequar à NR 19?

Todas as empresas que lidam com materiais explosivos de alguma forma devem estar atentas e se adequar às diretrizes da NR 19. Elas podem ser responsáveis por alguma das etapas de fabricação dos explosivos, pelo transporte ou armazenamento desse tipo de material e até pela comercialização.

Também estão incluídas as companhias que utilizam os explosivos em suas atividades. É o caso, por exemplo, das mineradoras ou empresas de construção civil que precisam demolir alguma edificação. Vale lembrar que fogos de artifício também pertencem ao conjunto de materiais explosivos, portanto as empresas que lidam com esse produto devem se adequar.

Os explosivos são materiais extremamente perigosos, porém necessários para a realização de algumas atividades dentro das organizações. Sendo assim, é essencial que você esteja atento às diretrizes da NR 19 e conte com colaboradores devidamente capacitados para evitar acidentes e garantir a segurança em suas atividades.

Quer se manter informado? Então, assine a nossa newsletter para receber mais informações sobre saúde e segurança do trabalho diretamente no seu e-mail.

Quer saber mais sobre a SAFE, então visite nosso site no endereço www.safesst.com.br. Se quiser entrar e contato diretamente conosco, clique aqui.

Autor

Escreva um comentário

Share This